domingo, 14 de agosto de 2016

GARANHUNS: Juiz Eleitoral define Tempo das Coligações na Propaganda Eleitoral do Rádio


Termina amanhã o prazo para registro de candidaturas e na próxima terça-feira, dia 16, será dada a largada para a corrida eleitoral mais curta dos últimos anos, as Eleições 2016. Aqui em Garanhuns, cinco candidatos vão disputar, em 45 dias, os votos de mais de 80 mil eleitores para o cargo de Prefeito.

A perspectiva de uma campanha mais barata (já que não teremos doações de empresas) exigirá criatividade presencial, no rádio e na internet, este último espaço, aliás, que deve fazer a diferença na era digital. É que mais de 50% dos brasileiros acessam a web de casa e com a popularidade de celulares e smartphones, uma multidão, principalmente jovem, passa o dia ligado nas redes sociais. Uma recente pesquisa realizada aqui em Garanhuns revelou que as mídias sociais (Facebook, Instagran, Twitter, WhatsApp e Blogs) já atingem mais de 40% da população.

Já a campanha no Rádio só começa no próximo dia 26 de agosto. Certamente nesta semana (entre os dias 15 e 19), o Juiz Eleitoral Dr. Enéas Oliveira, deverá se reunir com o representante do Ministério Público, o Promotor Stanley Araújo, para acertar detalhes e, também deve realizar encontro com partidos e veículos de comunicação para definir os planos de mídia, ou seja, quanto tempo cabe a cada candidato e coligação. Só os que tentam ser Prefeito terão guia no Rádio (duas edições diárias de 10 minutos, sendo das 7 às 7h10min e das 12 às 12h10min, de segunda a sábado). Haverá ainda as inserções de 30 ou 60 segundos ao longo da programação, para majoritários e proporcionais.

De acordo com a Legislação Eleitoral, os dez minutos do Guia serão distribuídos da seguinte forma: 90% proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados, considerados o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem a Coligação e os 10% restantes, distribuídos igualitariamente. Já as inserções, que totalizam 70 minutos diários e que serão veiculadas em blocos de audiência entre as 5 e 24h, serão divididas, de acordo com o item I, do Art 57, da Lei nº 9.504/97, “em partes iguais para a utilização nas campanhas dos candidatos às eleições majoritárias e proporcionais, bem como de suas legendas partidárias ou das que componham a Coligação”.

Vale registrar que a campanha para Prefeito de Garanhuns contará com as candidaturas de Izaías Régis (PTB); Sivaldo Albino (PPS); Claudomira Andrade (DEM); Valter da Celpe (PDT) e Paulo Camelo (PCB). Já a disputa por vagas na Câmara Municipal deverá ter cerca de 200 candidatos.

Imagem Ilustrativa
MINHA OPINIÃO - Essa redução no tempo da Campanha deverá favorecer os políticos que tentam a reeleição e aqueles que já tenham disputado outros pleitos, pois são teoricamente mais conhecidos do eleitorado. Os iniciantes deverão ter certa dificuldade para se apresentar, e numa eleição, menor visibilidade pode significar menos votos.

Com tempo reduzido e com pouco dinheiro circulando nas campanhas, a solução é bater perna, gastar a sola do sapato e muita saliva. É que apesar de a internet ser um ‘campo povoado’, só o ambiente virtual não é suficiente para garantir sucesso no Pleito. Acredito que nessa eleição, sobretudo para o cargo de Vereador, se sairá melhor quem mais interagir ‘cara a cara’ com o eleitor.