sexta-feira, 12 de agosto de 2016

VESTIBULAR DA UPE: Inscrição para o SSA se Encerram na próxima Segunda


Estudantes do ensino médio têm até 23h59min da próxima segunda-feira, dia 15, para se inscrever no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). Neste modelo de ingresso, o candidato é avaliado três vezes, ao final de cada série, com assuntos referentes ao ano que estudou. Só concorre às vagas na última fase.

Pelo menos 43 mil jovens já se inscreveram, segundo balanço da comissão do vestibular. Isso não significa que todos vão participar. Apenas com o pagamento da taxa, no valor de R$ 90, a inscrição é confirmada. Os alunos têm até terça-feira, dia 16, para paga-lá em agências bancárias e casas lotéricas.

A UPE é a instituição pública de ensino superior com mais campus do Estado. Há unidades no Recife e em Camaragibe, na Região Metropolitana, Nazaré da Mata e Palmares, na Zona da Mata, Caruaru e aqui em Garanhuns, no Agreste, e Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina, no Sertão. Para o SSA são destinadas 50% das vagas em graduações, 1.730. A outra metade vai para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas do SSA serão realizadas em novembro e dezembro. Cada fase acontece em dois dias. Para quem não vai concorrer às vagas, o resultado (médias individuais e o desempenho por disciplina) sairá até março de 2017. Os classificados (que estudarão na UPE no próximo ano) serão conhecidos até 16 de janeiro. "No SSA o candidato será cobrado apenas pelo conteúdo que estudou naquele ano. Não há pressão, como acontece no Enem, de saber todos os assuntos do ensino médio de uma só vez", diz o presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA