terça-feira, 25 de outubro de 2016

Concurso da Prefeitura de Calçado segue Indefinido


Passados quase quatro anos de sua homologação, o Concurso Público realizado pela Prefeitura de Calçado, município distante 30Km de Garanhuns, ainda segue indefinido.

O Certame realizado em 2012 teve a nomeação dos aprovados suspensa pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, e até então nenhuma sinalização quanto à solução do Certame é dada. Resultado: os 127 aprovados no Concurso seguem prejudicados. “Não temos qualquer esclarecimento. O Concurso não tem sequência e nem é cancelado, como foi feito em Angelim e São João, que inclusive já promoveram novos concursos”, reclama, em reserva, uma candidata aprovada em Calçado.

Em março de 2013, atendendo a uma representação do Ministério Público de Contas (MPCO), o Tribunal de Contas expediu Medida Cautelar determinando ao Prefeito José Elias, que não nomeasse os candidatos aprovados até a análise meritória dos fatos. É que segundo o relator do Processo, o Conselheiro João Campos, em 10 de janeiro de 2013, o Ministério Público Estadual requereu ao MPCO que fosse instaurada auditoria para apurar possíveis irregularidades no Concurso, dado que a Prefeitura contratou para realizá-lo, por dispensa de licitação, a Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (CODEAM). O MPCO chegou à conclusão de que a contratação da CODEAM foi irregular porque ela não tem capacidade técnica para realizar o Certame e, além disso, o objeto da dispensa da licitação foi terceirizado para o COMANAS (Consórcio dos Municípios da Mata Norte).

Dilema semelhante foi vivido em São João, Angelim e Brejão, cidades em que o COMANAS também realizou Concursos, depois de ter sido contratado pela CODEAM. Em São João e Angelim, o MP agiu rápido e as Prefeituras cancelaram os concursos de 2012 e já realizaram outros certames. Já em Brejão, apesar de o Concurso ter sido cancelado e a Prefeitura devolvido o valor das inscrições aos candidatos que requereram, o Governo Municipal ainda não realizou um novo Concurso.

A expectativa é que o Ministério Público conclua os seus trabalhos e recomende a Prefeitura de Calçado a cancelar o certame de 2012 e realizar um novo Concurso Público, já que em dezembro de 2015, o MP recomendou ao Prefeito José Elias, que rescindisse todos os contratos temporários que tivessem sido firmados para suprirem necessidades permanentes do Município, e reduzisse em pelo menos 20% as despesas com cargos em comissão e funções de confiança (saiba mais sobre esse assunto clicando AQUI).