domingo, 16 de outubro de 2016

ELEIÇÃO DEFINIDA? - Geraldo tem 60,2% e João Paulo apenas 39,8%, revela Pesquisa


O Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), o Jornal do Commercio e o portal Leia Já divulgaram neste fim de semana a primeira pesquisa de intenção de votos do segundo turno no Recife. Pelo levantamento apresentado, o Prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB) mantém a vantagem sobre o ex-prefeito João Paulo (PT) a exemplo do que ocorreu no primeiro turno. O socialista tem 60,2% dos votos válidos contra 39,8% do petista. Os votos válidos são gerados a partir dos valores de intenção de voto de cada candidato na pergunta estimulada e desconsiderando-se os votos brancos, nulos e indecisos. O nível de confiança da pesquisa IPMN/JC é de 95% e a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

“O que observamos nesta primeira pesquisa de segundo turno é uma ampla vantagem de Geraldo. Ele tem cerca de 20 pontos percentuais à frente de João Paulo. Desde o primeiro turno, João Paulo não consegue adentrar no eleitorado de Geraldo. Essa é uma dificuldade que nos permite afirmar que o prefeito é favorito a vencer a eleição do segundo turno. Se João Paulo tivesse crescido em cima dos eleitores de Geraldo, teria uma perspectiva de crescimento geral. Porém, não podemos, neste momento, vislumbrar perspectiva de crescimento do candidato do PT”, diz o cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Adriano Oliveira.

Embora o PT esteja em um campo ideológico distinto do PSDB e do DEM e os partidos nunca tenham caminhado juntos em Pernambuco ou no Recife, João Paulo chegou a afirmar que buscaria os votos de quem votou nos candidatos dessas legendas - o deputado federal Daniel Coelho e a deputada estadual Priscila Krause, respectivamente. O ex-prefeito fez diversos sinais ao eleitorado tucano e democrata, chegando, inclusive, a declarar que poderia incorporar a uma possível gestão petistas propostas de governo apresentadas pelos rivais no primeiro turno.

No entanto, apesar do aceno, até agora a estratégia de João Paulo não deu certo. “Geraldo Julio cresceu nos eleitores de Priscila e de Daniel”, atesta Adriano Oliveira. O movimento já era esperado uma vez que o PSDB e o DEM divulgaram nota externando apoio ao Prefeito, apesar de Daniel Coelho e Priscila Krause declararem que ficariam neutros neste segundo turno, sem participar de qualquer ato de campanha de Geraldo Julio.

MAIS NÚMEROS - Além de estar à frente no quesito votos válidos, Geraldo também se destaca de João Paulo na pesquisa estimulada. Ele aparece com 50,9% das intenções de voto contra 33,6% do rival. Para 11,9% dos eleitores, o voto será em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos e 3,7% não responderam ou não sabem responder.

Na pesquisa espontânea , modelo em que os nomes dos postulantes não são citados pelos entrevistadores, Geraldo tem 49,5% das intenções de voto contra 32,5% de João Paulo. Apesar de estar fora do segundo turno, Daniel Coelho foi citado por 0,1% dos entrevistados. Já 12,5% responderam que votarão em branco, nulo ou em nenhum dos postulantes e 5,4% não responderam ao levantamento ou não souberam responder. (Com informações e imagens do JC Online. CONFIRA)