sexta-feira, 28 de outubro de 2016

CONTRA OU A FAVOR: Senado abre Consulta Pública sobre as Vaquejadas


O Senado Federal abriu Consulta Pública para consultar os cidadãos quanto à permissão ou não da realização das manifestações culturais registradas como patrimônio cultural brasileiro que não atentem contra o bem-estar animal, a tradicional Vaquejada.

É que tramita naquela Casa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do Senador Otto Alencar, que versa sobre o polêmico tema. Através da PEC 50/2016, o Senador quer acrescentar o § 7º ao Art. 225 da Constituição Federal, para permitir a realização das Vaquejadas, em todo o País, de forma legal.

“A vaquejada, assim como outras manifestações culturais populares, passa a constituir patrimônio cultural brasileiro e merecer proteção especial do Estado quando registrada em um dos quatro livros discriminados no Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000, que instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial. Nessa hipótese, acaso regulamentada de forma a garantir a integridade física e mental dos animais envolvidos sem descaracterizar a própria prática, a vaquejada atenderá aos mandamentos exarados pelo Tribunal Constitucional por ocasião do julgamento da ADI 4983”, pontua trecho da PEC 50/2016, que tramita no Senado. Para conferir o texto da PEC na íntegra clique AQUI.

Em todo o País, organizações contra e a favor da manifestação estão se mobilizando para participar da Consulta Pública. Até a publicação dessa reportagem, os que desaprovam a Vaquejada eram ampla maioria. Enquanto 8.790, opinaram a favor da PEC, outros 50.245 rejeitam a discussão e sinalizam favoravelmente pela proibição da Vaquejada.

Para participar da Consulta Pública sobre a Vaquejada é só clicar AQUI