quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Crise na Segurança em Pernambuco amplia tom das críticas a Gestão Paulo Câmara


O Jornalista Inaldo Sampaio registra em sua coluna diária da Folha de Pernambuco que o aumento dos índices de violência em Pernambuco é o maior problema com que se defronta hoje o governo Paulo Câmara.

Segundo o Jornalista, desde que o “Pacto pela Vida” começou a fazer água “não por erro de concepção e sim por falta de recursos para executá-lo”, os índices de violência têm aumentado em praticamente todas as áreas: homicídios, latrocínios, explosão de agências bancárias, assaltos a ônibus em plena luz do dia, assassinato de mulheres, etc.

Para Inaldo, o Governador trocou recentemente o secretário de Defesa Social. Mas a simples troca do ocupante da pasta não é solução para o problema. “Conforme já reconheceu o novo secretário, Ângelo Gioia, em sua primeira coletiva de imprensa, o que dá segurança à população é a polícia nas ruas, mas é justamente isto o que está faltando. Tanto a Polícia Civil como a Militar estão com milhares de cargos vagos e o governo não os preencheu até agora por falta de recursos para fazê-lo”, publicou Sampaio.

DEPUTADO BATE FORTE NA GESTÃO PAULO CÂMARA - O deputado Estadual Álvaro Porto (PSD) voltou a criticar, na Assembleia Legislativa, a política de segurança do governo Paulo Câmara.

Segundo o Deputado que integra a bancada que apoia Câmara na ALEPE, “na vida real as pessoas estão presas em casa, ou sendo assaltadas, ou mesmo morrendo”, porque o “Pacto pela vida” fracassou. “O que falta acontecer em Pernambuco para que o governo decida tomar as rédeas da segurança? Explosões de caixas eletrônicos? Todos os dias acontecem. Campeonato de vale-tudo dentro dos presídios? Já tem. Detentos saindo dos presídios sem tornozeleiras eletrônicas? Tem também. Assalto a ambulâncias? É a nova onda”, indagou o Parlamentar.

Segundo Álvaro, na última segunda-feira, dia 17, dois veículos que transportavam doentes de Angelim e Canhotinho para o Recife foram interceptados por assaltantes na comunidade de Vila Nova, em Quipapá. Os bandidos levaram dinheiro e pertences dos pacientes, dos acompanhantes e dos motoristas. Já em sua cidade natal, Canhotinho, que abriga um presídio, Porto contou que detentos que cumprem pena no sistema semi-aberto estão saindo do presídio sem tornozeleira eletrônica porque o Governo do Estado não pagou o que deve aos fornecedores desse equipamento. Na vizinha Angelim, acrescentou o Deputado, cuja população é de pouco mais de 10 mil habitantes, três assassinatos foram registrados em apenas 24 horas.

A falta de pulso de Paulo Câmara, de acordo com o Deputado, transformou Pernambuco numa terra dominada pelo crime e pelo medo. “O pernambucano está sendo privado do direito de ir e vir, de simplesmente tocar a vida adiante. E, o que tem feito o Governo? Acuado, o Governo não tem conseguido exercer o seu papel”, disse. “Por outro lado, os criminosos demonstram não ter receio algum das polícias. Aliás, assim como a população, as Polícias Civil e Militar, sem condições de trabalho, têm sido vítimas das falhas do Estado”, arrematou Àlvaro Porto.