segunda-feira, 24 de outubro de 2016

OBRA PARALISADA: Morador da Cohab 2 teme que Chuvas agravem Erosão


O cidadão Alex Anderson, que reside na rua Governador Miguel Arraes de Alencar, no bairro Francisco Figueira (Cohab 2), vem cobrando providências da Prefeitura de Garanhuns quanto a retomada dos serviços de recomposição de uma erosão naquela localidade. “Pedimos ajuda as autoridades. Já tem um ano que as obras estão paradas e quando chove ficamos aflitos. Estamos preocupados com  a segurança das nossas famílias”, relatou o Cidadão.

O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com a Prefeitura de Garanhuns a respeito do assunto. Em nota, o Governo Municipal registrou que “na próxima terça-feira, dia 25, o secretário interino de Planejamento, Evílson Rêgo, deve realizar uma visita ao local junto com técnicos daquela Secretaria”, para avaliar o problema. A Prefeitura também adiantou que a “obra está paralisada por uma recomendação do Ministério Púbico de Pernambuco”, e que “a Prefeitura ainda aguarda a liberação por parte da CPRH, de uma licença ambiental”, registrou o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento.

OBRA PARALISADA – Em outubro do ano passado, o Ministério Público de Pernambuco recomendou, através da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, a paralisação dos serviços de recomposição de erosão no bairro Francisco Figueira, a Cohab 2.



A época, a Prefeitura de Garanhuns vinha executando, sem o devido licenciamento ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), uma obra “emergencial” na rua Miguel Arraes de Alencar, área que segundo o Governo Municipal foi degradada pela ação das chuvas, gerando uma voçoroca. De acordo com ambientalistas, e, sobretudo, membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, o serviço poderia, no futuro, ser prejudicial à nascente do Rio Mundaú. (Saiba mais sobre esse assunto clicando AQUI).

Através da recomendação nº 008/2015, o Promotor Alexandre Bezerra, fundamentado na Lei Complementar Estadual nº 12/94, resolveu recomendar a paralisação dos serviços “até que a Prefeitura obtenha a Licença Ambiental ou que faça a imediata apresentação do respectivo licenciamento”, pontou o Promotor, em trecho do documento assinado no dia 16 de outubro de 2015. O Governo Municipal acatar a recomendação do MP e até então as obras estão paralisadas. (Reportagem: www.blogdocarloseugenio.com.br)