domingo, 23 de outubro de 2016

PESQUISAS: No Recife, Geraldo Júlio segue na Frente. Em Caruaru, Tony e Raquel estão Empatados


A segunda rodada da pesquisa do segundo turno para Prefeito do Recife produzida pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) em parceria com o Jornal do Commercio e o portal Leia Já reforça o favoritismo de Geraldo Júlio (PSB). Prefeito e candidato à reeleição para mais quatro anos de mandato à frente da capital pernambucana, o socialista possui 61% dos votos válidos contra 39% de João Paulo (PT). Os votos válidos são gerados a partir dos valores de intenção de voto de cada candidato na pergunta estimulada e desconsiderando-se os votos brancos, nulos e indecisos. O nível de confiança da pesquisa IPMN/JC é de 95% e a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

Embora dentro da margem de erro, Geraldo Júlio e João Paulo oscilaram positivamente e negativamente, respectivamente. Na pesquisa anterior, o Prefeito tinha 60,2% dos votos válidos contra 39,8%. “Houve uma variação positiva para Geraldo e negativa para João Paulo. Há um quadro estável em favor de Geraldo Júlio. Essa regularidade a favor do Prefeito ocorre desde a segunda pesquisa IPMN/JC ainda no primeiro turno”, aponta o cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Adriano Oliveira. “Há uma expectativa que o Prefeito vença com uma diferença de 200 mil votos”, complementa Oliveira.

A pesquisa deste fim de semana é a sétima divulgada pelo IPMN/JC desde que campanha teve início e a segunda feita no segundo turno da eleição para prefeito do Recife. Os pesquisadores foram às ruas nos dias 20 e 21 de outubro. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número PE-07679/2016. No total, houve 816 entrevistas com moradores do Recife maiores de 16 anos. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3,5%.

CARUARU – Já a disputa pela Prefeitura de Caruaru chega à última semana com um cenário acirrado. Os dados da pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto de Pesquisa Datamétrica, na última terça-feira, dia 18, apontam um empate técnico entre Tony Gel (PMDB) e Raquel Lyra (PSDB). O peemedebista tem 42,43% das intenções de voto, enquanto a tucana possui 40,83% da preferência dos eleitores ouvidos pelo estudo. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o levantamento mostra que a corrida eleitoral ainda está indefinida. O percentual de brancos e nulos é de 6,25%. Já os eleitores que declararam não saber em quem votar representam 9,28%, enquanto 1,21% preferiu não opinar.

“A pesquisa aponta um cenário de disputa acirrada em Caruaru, com um empate técnico entre os dois candidatos. Além disso, apesar da certeza de votos ser elevada para os dois candidatos, há um percentual significativo de eleitores que ainda não se decidiram”, disse Analice Amazonas, presidente do Instituto de Pesquisa Datamétrica. Nos votos válidos (excluindo os nulos, brancos e indecisos), Tony Gel possui 50,96% e Raquel Lyra, 49,04%. (Com informações do JC Online. CONFIRA)