sábado, 29 de outubro de 2016

Crise impede realização da Bienal do Livro. Reformulado, evento volta em 2017


A 3ª Bienal Internacional do Livro do Agreste, prevista para acontecer no último mês de setembro, será realizada apenas em março de 2017. A informação foi repassada a Imprensa pelo presidente da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras (ANDELIVROS), Paulo André Cavalcanti.

“A mudança da data deu-se em decorrência a queda acentuada na comercialização de livros das duas Bienais, realizadas em Recife e em Caruaru neste ano, associada ao cenário econômico que o País vivencia”, explicou Paulo André Cavalcanti, que acrescentou: “Considerando que, pelo tamanho alcançado pela II Bienal, realizada em Garanhuns no ano de 2014, não seria possível retroceder em tamanho, nem estrutura, nem editoras participantes”, alertou Cavalcanti.

A expectativa, segundo a ANDELIVROS, realizadora do Evento em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, é que a formatação da 3ª Bienal Internacional do Livro do Agreste seja reformulada e alcance uma maior dimensão regional. “Nesta nova formatação, também estamos avaliando a possibilidade da implantação de um prêmio de literatura, para abrilhantar ainda mais o evento”, projetou Paulo André Cavalcanti.

A Bienal do Livro entrou definitivamente no calendário turístico, cultural e econômico de Garanhuns em 2014, com a realização da sua segunda edição. A época, o Evento contou com a participação de mais de 100 editoras, com estandes montados numa área de 2.500 metros quadrados da Praça Cultural Mestre Dominguinhos.