quinta-feira, 23 de março de 2017

Garanhuense participa da Primavera Literária Brasileira na França


Essa é destaque no Jornal do Commercio:

“De certa forma, ao enviar o texto do seu livro de contos para o Prêmio Sesc de Literatura, o escritor garanhuense Mário Rodrigues iniciava uma trajetória mais ampla do que pensava. Aquelas curtas narrativas, envoltas por um mesmo personagem, quase como um romance metodicamente esquartejado, o levariam meses depois a vencer a disputada premiação. A partir daí, o livro Receita para Se Fazer um Monstro seria publicado por uma das grandes editoras do País e o faria ser chamado para eventos literários Brasil afora.

Agora, uma nova etapa foi desvelada: Mário já está em território francês, convidado para falar da obra. O autor pernambucano é um dos convidados da Primavera Literária Brasileira, evento que vai levar mais de 30 escritores do País para debates, palestras e oficinas.

É uma comissão grande, que vai circular por quarto países europeus: além da França, país onde se origina o projeto, os eventos se espalham pela Bélgica, Espanha e Portugal. Outro nome do Estado também vai marcar presença, a escritora e promotora paraibana radicada no Recife, Andréa Nunes, autora de obras como A Corte Infiltrada e Código Numerati. Assim, além dela e de Mário, nomes como Estevão Azevedo, Luísa Geisler, Carlos Henrique Schroeder, Marcelo Maluf, Socorro Acioli, Marcos Peres, Rafael Galloe e Sheyla Smanioto são alguns dos que participam do evento.

Para o autor de Receita para Se Fazer um Monstro, o convite surgiu ainda no ano passado. "Eu estava recebendo o prêmio em Parati, na programação da Festa Literária Internacional de Parati (Flip), quando um professor da (Universidade de) Sorbonne, Leonardo Tonus, o responsável pela Primavera, veio falar comigo. Ele fez perguntas, conversamos e criou­-se esse link. Ao pensar na programação da Primavera, lembrou­-se da repercussão do prêmio e me fez o convite", conta Mário, que pôde viajar por conta de recursos do Sesc.

Mário vai participar de três eventos, todos dentro da programação francesa do evento. "O primeiro foi ontem, dia 22, na Sorbonne, em uma mesa falando sobre a literatura brasileira atual, com um pouco de foco no Prêmio Sesc de Literatura, mostrando como ele abre portas para autores iniciantes", apontou o autor. Amanhã, dia 24, ele participa do Salão do Livro de Paris, em uma conversa sobre Receita para Se Fazer um Monstro ­ ao lado dela, na mesa, estará o autor Marcos Peres, do também premiado O Evangelho Segundo Hitler. E a terceira atividade será a mais inusitada: Mário vai ser convidado para um colégio na periferia de Paris para conversar com os alunos”. (Com informações e imagens do Jornal do Commercio. CONFIRA)