domingo, 28 de maio de 2017

Pernambuco tem Treze Cidades em Estado de Calamidade por conta das Chuvas

 

O governador Paulo Câmara falou na tarde deste domingo, dia 28, sobre as ações do governo para as regiões do interior do Estado, especialmente a Zona da Mata Sul, mais atingida pelas chuvas deste fim de semana.

Uma das principais medidas é o pedido de apoio ao Governo Federal. O presidente Michel Temer virá ao Estado ainda na noite de hoje, quando terá uma reunião membros do poder executivo do Estado, no Palácio do Campo das Princesas. Está previsto que a Defesa Civil Nacional chegue nesta segunda-feira em Pernambuco. Até o momento que a matéria foi publicada, 13 cidades decretaram em estado de calamidade e cerca de cinco mil pessoas estavam desabrigadas, são elas: Amaraji, Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Jaqueira, Maraial, Palmares, Ribeirão, Rio Formoso e São Benedito do Sul.

Palmares
Água Preta
Em todas as cidades que decretaram estado de calamidade, o governador, que sobrevoou as áreas nesta tarde, irá instalar escritórios para atendimento e ações emergenciais. "Duzentos homens do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil foram enviados aos municípios. A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) está enviando dois caminhões de ajuda, com colchões, lençóis, travesseiros e lonas plásticas. Quando os kits de alimentação ficarem prontos, serão repassados aos municípios", explicou. Estão sendo preparadas barracas da Codecipe para o recebimento de doações, principalmente alimentos, roupas e água. Paulo Câmara também afirmou que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está "monitorando reservatórios para controle e necessidade de abertura de comportas".

Barreiros.
O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco vai trabalhar na recuperação das estradas em todas as rodovias do Estado, a Secretaria de Agricultura tem equipes em deslocamento e prontidão para as estradas de sinais, que levam à zona rural, a Secretaria de Habitação está engenheiro e assistentes sociais para ver todas as áreas que vão precisar de ajuda e a Secretaria de Saúde tem equipes no Agreste e duas equipes na Zona da Mata: Escada, Palmares e em Rio Formoso e municípios vizinhos. (Com informações do JC Online. CONFIRA)