segunda-feira, 15 de maio de 2017

AQUI EM GARANHUNS: Bienal do Livro do Agreste começa nessa Quarta

 

Começa nessa quarta-feira, dia 17, a 3ª Bienal do Livro do Agreste, que terá como homenageados o jornalista Ronildo Maia Leite, falecido em 2009, e a cordelista Edilene Soares (imagem no topo). O Evento se estenderá até o domingo, dia 21, e acontecerá na Praça Mestre Dominguinhos, sempre das 9 às 21h, oferecendo dezenas de atividades gratuitas. 

Nascido em Garanhuns, Ronildo Maia Leite teve a longa carreira voltada ao jornalismo marcada por vários prêmios. Entre suas conquistas, estão quatro prêmios Esso de Comunicação, categoria regional, considerado por muito tempo o mais importante do País. Ronildo se formou na primeira turma de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, passou por quase todos os periódicos do Estado, foi repórter da revista Veja, colaborador da IstoÉ e chefiou por 19 anos a redação Norte-Nordeste do jornal O Globo. “Inspirado que só ele, num certo dia, escreveu que O céu existe entre sete colinas. Garanhuns é de lá”, afirmou a sobrinha do jornalista, Cinthya Leite.

A outra homenageada da bienal também é de Garanhuns. Cordelista, Edilene Soares é coordenadora da Indústria do Conhecimento (IDC), biblioteca que funciona no bairro Dom Hélder Câmara (a Cohab 3), e atende crianças, jovens e adultos de todas as idades. Além do acervo em livros, o espaço oferece brinquedoteca, computadores e cursos periódicos. Edilene foi selecionada entre vários professores da rede municipal de ensino de Garanhuns pelo excelente trabalho que realiza com crianças, jovens e adultos da Cidade.

A Bienal é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria Municipal de Educação. (Com informações e imagens da Folha de Caruaru. CONFIRA)