terça-feira, 16 de maio de 2017

ECONOMIA: Remédio Manipulado sai mais em Conta

 

Cerca de 19 mil medicamentos tiveram o preço reajustado no mês de abril. O aumento de até 4,76% foi autorizado pelo Conselho da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). Para anestesiar a dor desse peso no bolso sem abrir mão dos cuidados com a saúde, os remédios manipulados podem ser uma alternativa. Optar por esse tipo de produto pode trazer uma economia de até 30%.

De acordo com o Conselho Regional de Farmácia (CRF­PE), Pernambuco tem 127 farmácias de manipulação. Dados da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) apontam que o setor de farmácias de manipulação movimentou cerca de R$ 5 bilhões em 2016 e 73% dos empresários do setor afirmaram crescimento diante da crise econômica. Entre os motivos para o menor custo, está a quantidade preparada do produto. Se o usuário necessita de sete cápsulas, na farmácia de manipulação o consumidor compra somente as sete cápsulas, não caixas com 30 unidades, por exemplo. Outro diferencial é a associação de medicamentos, pois há doenças que precisam ser tratadas com vários remédios ao mesmo tempo. Dependendo do quadro clínico do paciente, o médico pode prescrever um medicamento manipulado que possibilite a associação de várias substâncias, impedindo que ele tome vários simultaneamente.

"O farmacêutico avalia inicialmente se existe compatibilidade entre os medicamentos e procede a manipulação, a partir de prescrição médica. No caso de medicamentos isentos de prescrição, não necessita passar pelo médico", explica a farmacêutica Érika Souza. O presidente da Anfarmag-­PE, José Andrade, ressalta que não é apenas a questão financeira o único ponto a ser considerado. A capacidade de individualizar o produto é outro trunfo desse produto. "São medicamentos adaptáveis para cada paciente. Uma criança pode recusar um remédio regular por causa do gosto. No manipulado isso pode ser contornado. A absorção no corpo de um idoso é diferente no organismo infantil, por exemplo. Os manipulados consideram isso e podem ser feitos considerando pontos como esses", explica.

"As farmácias de manipulação apresentam controle de qualidade que vai desde a seleção dos fornecedores de matéria-­prima até o produto acabado. Todas as etapas de produção são analisadas pelo farmacêutico responsável técnico", explica a farmacêutica Érika Souza, assegurando que feito em uma farmácia de manipulação com todas as licenças regulares, esse medicamento é seguro e eficaz.

Para solicitar o medicamento manipulado, o consumidor deve portar uma receita que conste, obrigatoriamente, o nome do profissional de saúde prescritor e número de inscrição no conselho regional profissional correspondente. Também deve conter nome e endereço do paciente, descrição da fórmula com os nomes das substâncias, dosagens, forma farmacêutica modo de uso, quantidade total do produto, modo de usar, assinatura do profissional e endereço e telefone do consultório ou clínica. (Com informações e arte do Jornal do Commercio. CONFIRA)