segunda-feira, 23 de março de 2020

RECIFE, JABOATÃO, OLINDA, CARUARU, BELO JARDIM E PETROLINA: Coronavírus Avança e Pernambuco registra 42 Casos Confirmados. Governador vai Convocar mais de 4.700 Profissionais para reforçar o Sistema de Saúde

 

Pernambuco registrou cinco novos casos confirmados de infecção pelo Novo Coronavírus nas últimas 24 horas. Em boletim divulgado na tarde de hoje, dia 23, a Secretaria Estadual de Saúde contabiliza um total de 42 casos confirmados, sendo 30 no Recife, três em Jaboatão dos Guararapes, dois em Olinda, um em Caruaru, um em Belo Jardim e um em Petrolina. Garanhuns segue com dois casos sob investigação. 

Do total de casos confirmados em Pernambuco, oito estão hospitalizados (sete na rede privada e um na pública), 31 cumprem isolamento domiciliar e três já apresentaram cura clínica - uma mulher de 66 anos, que manifestou sintomas após viagem para a Itália, outra de 31, sem histórico de viagem ao exterior, e um adolescente vindo dos Estados Unidos. Dos 42 casos confirmados, 24 são mulheres e 18 homens. Por faixa etária, a de maior incidência é entre pessoas de 30 a 39 anos, com 10 casos, sendo oito mulheres. Em seguida está o grupo com idade entre 60 e 69 anos - nove casos, sendo sete mulheres.

De zero a nove anos não há nenhum registro. De 10 a 19 são dois pacientes, enquanto de 20 a 29 anos há quatro confirmações. Entre aqueles de 40 a 49 anos, há seis casos, assim como na faixa de 50 a 59 anos. Entre aqueles que têm de 70 a 79 anos, há quatro infectados. Acima de 80 anos existe um único registro, uma senhora de 97 anos, mãe da primeira paciente com cura clínica comprovada no Estado

DECRETO IMPEDE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS EM MOTOTÁXIS E PROÍBE REUNIÕES E AGLOMERAÇÕES PARA GRUPOS COM MAIS DE 10 PESSOAS - O governador Paulo Câmara (PSB), anunciou mais uma série de medidas que vão impactar diretamente no controle da epidemia COVID-19, dentre elas o impedimento do transporte de passageiros em mototáxis e a proibição das reuniões e aglomerações para grupos com mais de 10 pessoas.

MAIS PROFISSIONAIS DE SAÚDE – O Governador também determinou a contratação de 4.729 profissionais da área de Saúde, a abertura de duas seleções públicas, o repasse de R$ 11 milhões para a Assistência Social e Saúde. 

De acordo com o decreto assinado por Paulo Câmara, serão convocados 4.729 profissionais para reforçar o Sistema de Saúde. Serão contratados 430 médicos e 1.552 outros profissionais de diversas áreas, aprovados no último Concurso. Esse pessoal vai fortalecer toda a rede pública de Saúde, inclusive o Hemope e o Hospital Oswaldo Cruz. O Governador também autorizou a realização imediata de duas seleções públicas simplificadas para a contratação de 2.747 novos profissionais. A primeira seleção, para a Secretaria de Saúde tem previsão para 160 vagas para médicos e 1.917 vagas em outros cargos.

A segunda seleção será feita pela Universidade de Pernambuco (UPE) e vai contratar 65 médicos e 605 para profissionais como enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, entre outros. As duas seleções públicas terão seus editais publicados nesta terça-feira, dia 24, e o resultado sairá no dia 3 de abril. As seleções terão duração de 6 meses, podendo ser prorrogadas. (Com informações de Rute Arruda/JC e Folha de Pernambuco)