quarta-feira, 18 de março de 2020

22 CASOS DE COVID-19 NO ESTADO: Governador anuncia Aumento de Leitos de UTI em Recife, Caruaru, Serra Talhada, Araripina e Petrolina. Garanhuns fica de Fora

 

O Governo de Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira, dia 18, 22 casos de COVID-19, doença provocada pelo novo Coronavírus. São três a mais do que no boletim divulgado nessa terça, dia 17. Além disso, o Estado anunciou que vai reativar dois hospitais particulares para receber os pacientes. Outra medida é o cancelamento de cirurgias que já estavam marcadas, a partir dessa sexta-feira, dia 20. As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas.

De acordo com o governador Paulo Câmara (PSB), a requisição para usar hospitais particulares possibilitará a abertura de 400 novos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 600 vagas de leitos de retaguarda, em algumas regiões do Estado.

“Vamos fazer requisições administrativas do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Boa Viagem (Zona Sul do Recife), e o antigo hospital Unicordis, no Torreão (na Zona Norte da capital). Eles estão desativados e o estado vai fazer requisição exclusivamente para pacientes com sintomas ou que estejam com a Covid-19. O aumento dos leitos também vai ocorrer em Caruaru, Serra Talhada, Araripina e Petrolina”, declarou Câmara. Nenhum leito de UTI foi aumentado aqui em Garanhuns para atender a população do Agreste Meridional, que em caso de necessidade poderá ser deslocada para Caruaru ou Recife.

Ainda segundo o Governo, uma central de teleatendimento será montada para orientar, remotamente, os pacientes que estiverem com sintomas da doença. “São 150 posições para orientar a população com a triagem de casos, dependendo do caso e da orientação do profissional, sobre o repouso em casa ou, se necessário, a procura por uma unidade de saúde. Nossa intenção é liberar o maior número possível de leitos para os pacientes infectados com o coronavírus”, disse o Governador. 

Sobre o cancelamento das cirurgias, o Governador disse que a meta é garantir espaço para os pacientes com a doença. "Vamos liberar o maior número possível de leitos para tratamento de pacientes infectados com Coronavírus", afirmou Câmara. (Com informações de Pedro Alves/G1 PE. CONFIRA)

Confira o pronunciamento do Governador Paulo Câmara sobre o aumento de leitos de UTI: