sexta-feira, 27 de março de 2020

ALERTA: Aceleração de casos de Coronavírus em Pernambuco deve ocorrer no Início de Abril, diz Secretário. Pernambuco já tem 57 casos Confirmados e 4 Mortes pelo COVID-19


 

O Estado de Pernambuco corre contra o tempo com a missão de preparar o sistema de saúde para enfrentar a escalada de casos do Novo Coronavírus. Ontem, dia 26, em coletiva de imprensa online, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, mostrou-se preocupado com o possível avanço da infecção no Estado.

“Temos conversado com diversos especialistas que têm feito modelos matemáticos adaptados à realidade de Pernambuco. Se medidas não continuarem sendo adotadas, como o isolamento social, a perspectiva é de aumento de casos de Covid-19 nos primeiros dias de abril no Estado. É certo que o ápice da curva da epidemia vai chegar, e a gente quer retardá-lo”, frisou Longo.

O Secretário acrescentou que é esperado, nos próximos dias, um volume de adoecimento de todos os tipos de gravidade. “São casos que devem seguir aparecendo em graus leves; com uma parte menor, mas significativa, com sintomas moderados que podem evoluir para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e mais um grupo de 1% a 4% que estarão vulneráveis a ter necessidade de terapia intensiva, o que preocupa a nossa rede de saúde. É algo que temos visto em outros Países, como Itália e Espanha”, destacou.

O Governador Paulo Câmara voltou a se pronunciar sobre a pandemia mundial e sinalizou que não afrouxará as medidas emergenciais adotadas para proteger a saúde população. A determinação, mundial, é manter as pessoas em casa por um tempo, para diminuir a propagação do vírus. O trabalho dos Governos, a dedicação dos profissionais de saúde e a colaboração da maioria da população acabam sendo insuficientes, por causa de gestos irresponsáveis. Em vez de se proteger e de proteger a família, quem vai para a rua pode se contaminar e virar agente de transmissão. Coloca a vida em risco e ameaça os outros”, chamou a atenção o Governador de Pernambuco.

MAIS UMA MORTE EM PERNAMBUCO – O Estado chegou a quatro mortes causadas pelo Novo Coronavírus, segundo o balanço diário divulgado pelo governo do Estado. Além das quatro mortes, nas últimas 24 horas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou mais nove casos do Novo Coronavírus, totalizando 57 casos confirmados, distribuídos por seis municípios, além do primeiro no arquipélago de Fernando de Noronha. Ao todo, 13 pacientes estão hospitalizados, sendo seis com suporte Intensivo (UTI/CTI) e outros 33 em isolamento domiciliar. Por outro lado, Pernambuco também registrou mais uma cura, chegando a sete pacientes recuperadas da doença - todas do sexo feminino. O Brasil registra 92 mortes e 3.417 casos confirmados de Novo Coronavírus. (Com informações de Cinthya Leite/JC. CONFIRA)