sábado, 21 de março de 2020

PREVISÃO AO COVID-19: 'Em abril o Sistema de Saúde entrará em Colapso', diz Ministro da Saúde sobre Coronavírus


O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nessa sexta-feira, dia 20, que até o final de abril o sistema de saúde brasileiro vai entrar em colapso pela pandemia do novo coronavírus. "Claramente, em final de abril nosso sistema de saúde entra em colapso. Colapso é quando você tem dinheiro, mas não tem onde entrar (nos hospitais)", afirmou, Mandetta, ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Eles participam de videoconferência com empresários sobre medidas de enfrentamento ao Coronavírus.

O Ministro disse que pretende atuar para tentar evitar esse provável cenário. "A gente está modelando para ver se trabalhamos com algumas interrupções, segurando o máximo dos idosos que são quem leva ao colapso do Sistema", afirmou. Mandetta disse que o padrão de transmissão do vírus é "muito competente". De acordo com ele, a curva de transmissão do novo Coronavírus ainda vai iniciar nos próximos 10 dias e o aumento de casos deve ter subida rápida em abril, maio e junho. O Ministro previu a queda da curva de infecção só em setembro. "Mais difícil do que fechar um shopping é saber quando reabrir", disse o Ministro.

CLOROQUINA - O Ministro também afirmou que o País "já validou" e está fornecendo a cloroquina, medicamento que mostrou resultados promissores em testes para tratamento contra a Covid-19, para pacientes mais graves. "Já validamos, temos capacidade de produção, já estamos produzindo e está na prateleira dos pacientes graves", disse. O medicamento é registrado no Brasil para tratamento de artrite, lúpus e malária. Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que, apesar dos resultados dos testes em relação a nova doença, "não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento". 

Mandetta explicou ainda que 700 mil médicos devem ser convocados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) pediu que os 2 mil médicos voluntários se apresentem ao aos conselhos regionais para serem convocados. "Estamos em todos os Estados com crescimento igual (do Coronavírus) e isso nos preocupa, porque podemos ter uma epidemia em paralelo", constatou o Ministro.

MAIS RECURSOS - O presidente Jair Bolsonaro anunciou a liberação imediata de R$ 8 bilhões em emendas parlamentares individuais e de bancada para a área da saúde. A decisão foi tomada em meio à pandemia do novo Coronavírus. "Em comum acordo, os parlamentares abriram mão de R$ 8 bilhões [de emendas] individuais e de bancada. Recurso esse que vai diretamente para o Ministério da Saúde, para que dessa forma medidas sejam tomadas no combate ao vírus", disse o Presidente. (Com informações do JC. CONFIRA)