sexta-feira, 27 de março de 2020

COVID-19: Garanhuns tem Primeira Notificação para Síndrome Respiratória Aguda Grave. 42 Pessoas estão em Monitoramento Domiciliar por Síndrome Gripal


O número de pessoas monitoradas como possíveis casos do COVID-19, aqui em Garanhuns, voltou a aumentar e a primeira notificação para Síndrome Respiratória Aguda Grave foi registrada ontem, dia 26, no Município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número dos que se encontram em monitoramento domiciliar com sintomas de Síndrome Gripal foi ampliado de 19 para 42. Na última segunda, dia 23, eram apenas 2.

Os casos de Síndrome Gripal estão sendo acompanhados, nas casas dos pacientes, pela equipe da Vigilância Epidemiológica, até a melhora do quadro sintomático dos pacientes, podendo levar o tempo médio de até 14 dias. “Os casos que obtiverem melhora no quadro serão classificados como concluídos no monitoramento”, publicou a Secretaria Municipal, por meio da Vigilância Epidemiológica.

“De acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, apenas os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão sendo notificados e testados para o COVID-19 em nosso Estado”, pontuou a Pasta da Saúde Municipal em nota distribuída à Imprensa. 

Vale registrar que nem todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave podem ser considerados como COVID-19, já que o quadro pode advir também de  H1N1, Influenza, entre outras viroses, o que significa que, até o presente momento, o município de Garanhuns não tem casos confirmados para a doença que vem matando milhares de pessoas em todo o Mundo.