quarta-feira, 25 de março de 2020

PERNAMBUCO: "Acreditem na gravidade da Situação", apela Secretário de Saúde após Primeira Morte por Coronavírus

 

O secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, fez um apelo à população nesta quarta-feira, dia 25, após a primeira morte pelo Novo Coronavírus (COVID-19) ser confirmada no Estado. "Acreditem na gravidade da situação e sigam as orientações do Governo do Estado. Cada um de nós tem a opção de escolher ser um agente de proteção ou de transmissão", afirmou.

Para Longo, o óbito só reforça a necessidade de ficar em casa e seguir as orientações das autoridades sanitárias e especialistas "que têm tratado esta questão com a importância e responsabilidade que ela merece". André Longo afirmou ainda que ficar em casa significa salvar vidas: "O momento exige consciência e responsabilidade de todos".

A primeira vítima fatal do Coronavírus em Pernambuco foi um idoso de 85 anos que morava no Recife e tinha diabetes, hipertensão e cardiopatia isquêmica. Ele apresentou os primeiros sintomas da doença na última quarta-feira, dia 18, e foi internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) na sexta, dia 20, com quadro de febre, tosse seca e dificuldade para respirar, além de dor toráxica.

MAIS QUATRO CASOS CONFIRMADOS - Além da primeira morte, o estado confirmou mais quatro casos da doença, e agora registra 46 casos de coronavírus. Os casos estão distribuídos em seis municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Belo Jardim e Petrolina. O número de casos por Cidade não foi informado.

Dos confirmados, 10 pacientes estão hospitalizados (7 na rede privada e um na rede pública), 30 cumprem isolamento domiciliar e cinco foram curados. Da segunda para a terça não havia sido registrada nova confirmação de transmissão pelo vírus. No balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde de hoje, dia 25, o Coronavírus já tinha provocado 57 mortes e registrava 2.433 mil casos em todo o Brasil. (Com informações de Ana Maria Miranda/NE10 INTERIOR. CONFIRA)