sábado, 21 de março de 2020

GARANHUNS: Saúde revela que Casos em Investigação do Coronavírus são de Duas Mulheres com Idades entre 25 e 30 anos


A Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns revelou que duas mulheres, na faixa etária de 25-30 anos, são os casos em investigação do Novo Coronavírus, aqui em Garanhuns.

De acordo com o Boletim Informativo do COVID-19, datado de 20 de março, mas divulgado na manhã de hoje, dia 21, as Mulheres apresentaram sintomas como febre; tosse; dor de garganta; náuseas/vômito e coriza; somado ao cenário de contato com pessoas oriundas de locais onde já havia casos confirmados e transmissão comunitária do vírus. As mulheres seguem em isolamento domiciliar, sendo monitoradas pela equipe de Saúde local. Não havendo nenhuma evolução para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), os casos poderão ser descartados.

Segundo nova preconização do Ministério da Saúde, como Pernambuco já possui casos confirmados por transmissão comunitária, a partir de então só estão sendo notificados e identificados os casos graves – pessoas que apresentem falta de ar; dificuldade para respirar; dor no peito e febre que se prolongue por mais de 72 horas, mesmo com o uso do antitérmico.

ORIENTAÇÕES – No Boletim Informativo assinado pela secretária de Saúde, Nilva Mendes, que preside o Comitê de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), são feitas orientações a população.

“Pedimos aos munícipes que respeitem as medidas, ficando em casa. Sair apenas para efetivar compras necessárias, adotando boas práticas de higiene e etiqueta respiratória. Ao voltar pra casa, realizar a higiene imediata de roupas, calçados, objetos e de si mesmo antes de contato com outras pessoas. Evitem fazer visita às casas de familiares e amigos, mesmo que vizinhos, principalmente se estes estiverem incluídos no grupo mais vulnerável à infecção (idosos, hipertensos, diabéticos, com histórico de problemas respiratórios e cardíacos e imunodeprimidos)”.