terça-feira, 31 de março de 2020

COVID-19: Pernambuco anuncia Ampliação dos Testes para Detectar o Novo Coronavírus

 

O Governo de Pernambuco anunciou a ampliação da capacidade de testagem para o Novo Coronavírus no Estado, possibilitando a realização de exames nos profissionais de Saúde, da rede pública e privada, que estão trabalhando diretamente com os pacientes suspeitos e confirmados para a doença, além das forças de segurança.

De acordo com a Secretaria de Saúde estadual, uma parceria com o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz/PE) possibilitará um aumento de até 180% na capacidade atual, saindo de 770 para 2.170 exames por semana, a depender do envio dos kits pelo Ministério da Saúde (MS). Os testes serão os mesmos já realizados atualmente pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), por meio da técnica RT-PCR, indicada para pacientes no início dos sintomas (até 7 dias) e que analisa a presença do vírus ou parte dele na amostra coletada.

O secretário Estadual de Saúde, André Longo, reforçou que uma pessoa que estiver com sintomas de gripe deve procurar fazer o auto-isolamento. "Só vá a uma unidade de saúde se você tiver algum dos sintais de alerta, como o desconforto respiratório, dor torácica ou uma febre que se prolongue por mais de três dias mesmo usando antitérmico. Mas se você tem sintomas gripais leves, procure ficar em casa, evite contato, em especial com idosos e pessoas que já tenham problemas de saúde. Procure restringir o contato social em nome da solidariedade necessária com as demais pessoas. Isso é muito importante para que você não se torne um agente de transmissão da covid-19", disse Longo. (Com informações de Cássio Oliveira/JC. CONFIRA)