domingo, 29 de março de 2020

CORONAVÍRUS: Ministro da Saúde desestimula Carreatas e orienta População a Ficar em Casa

 

O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, disse ontem, dia 28, durante entrevista coletiva, que o momento é de ficar em casa para não sobrecarregar o Sistema de Saúde. Ele também criticou a realização de carreatas e convocou a população, governadores e prefeitos a adotar uma ação coordenada, planejada, sem olhar apenas localmente. 

"Se todo mundo começar a ir pra rua sem que os equipamentos de proteção individual cheguem aos profissionais de saúde vai faltar gente e não vai ter gente para trabalhar nos CTIs, por exemplo. As pessoas que estão nos CTIs precisam de profissionais especializados, que sabem tratar pessoas no limiar entre a vida e a morte", alertou. Mandetta afirmou que não existe quarentena vertical nem horizontal, o que existe é planeamento para olhar o todo e planejar o que é possível fazer. 

Mandetta também alertou para o perigo do uso da cloroquina em pacientes com sintomas leves, lembrando que a indicação é para casos graves. "A cloroquina provoca arritmia cardíaca e paralisa a função do fígado. Não é para sair da farmácia carregando uma caixa debaixo do braço e levar. Além dela também estamos pesquisando outros medicamentos", adianta. 

NÚMEROS DO COVID-19 - Durante coletiva também foram atualizados os casos no País. Até às 15 horas de ontem, dia 28, os casos confirmados registraram um crescimento de 14% em relação ao dia anterior, totalizando 3.904 casos e 114 mortes. Em Pernambuco, que registrou a primeira morte na última quarta-feira já conta com 68 casos e 5 mortes, além de registrar a cura de 5 pessoas.

GARANHUNS – E o número de casos em Isolamento Domiciliar, aqui em Garanhuns, que estão sendo monitorados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, foi ampliado de 57 para 63. Na última segunda, dia 23, eram apenas 2. "São casos que apresentam sintomas de Síndrome Gripal e/ou viajaram para locais com casos confirmados para o COVID-19", registra a Secretaria de Saúde. Até o momento, o município de Garanhuns não tem nenhum caso confirmado para o Novo Coronavírus. (Com informações de Adriana Guarda/JC. CONFIRA)