terça-feira, 24 de março de 2020

JUNTOS CONTRA O CORONAVÍRUS: Prefeitura de Garanhuns cederá Materiais, Profissionais de Saúde, Equipamentos e Instalações. UPAE e Hospital Perpétuo Socorro receberão leitos de UTI e de Retaguarda do Estado. Já população deve continuar em Casa


Em meio a pandemia do Coronavírus e das consequências trágicas que pode gerar com o colapso dos serviços de Saúde, reuniões realizadas ontem, dia 24, em Recife e aqui em Garanhuns, demostraram que a união será o caminho para enfrentaremos o COVID-19, que já matou milhares de pessoas por todo o Mundo.

Num encontro realizado na casa do Prefeito Izaías Régis (PTB), ficou definido que a Prefeitura de Garanhuns apoiará o Estado com uma série de serviços e materiais. 


“Vamos ceder ao Hospital Dom Moura máscaras; álcool em gel; luvas e capotes. As Unidades de Saúde da Cohab 2; Magano 1 e 2; do Indiano; da Cohab 3 e de Heliópolis vão funcionar até as 22h e vamos também fazer uma pequena reforma no prédio onde seria a UPA 24 Horas para que o Hospital Dom Moura possa instalar UTI e CTI´s para atender, se necessário, a população de Garanhuns e da Região”, pontuou Izaías.


Participaram do encontro os médicos Fernando Câmara; Jerônimo Brito e Heraldo Cordeiro; além do diretor médico do Hospital Dom Moura, Dr. Paulo Mendonça; a diretora geral do Hospital Regional Dom Moura e da V Geres, Catarina Tenório; o deputado Estadual Sivaldo Albino e a secretária de Saúde, Nilva Mendes, bem como o secretário Adjunto de Saúde, Harley Davidson. “Queremos salvar vidas! Se Deus quiser, não teremos nenhuma morte com esse Coronavírus. Então peço novamente, fiquem em casa, não facilitem”, alertou o Prefeito Garanhuense.

UTIS E LEITOS DE RETAGUARDA SERÃO INSTALADOS EM GARANHUNS – Antes do Encontro na casa de Izaías, os deputados Sivaldo Albino e Priscila Krause estiveram em Recife, onde ao lado dos empresários José Tinoco Filho e Jorge Branco, que administram o Hospital Perpétuo Socorro, participaram de uma reunião no Palácio do Campo das Princesas com o assessor especial do Governo do Estado, Antônio Figueira, que representou o governador Paulo Câmara e o secretário Estadual de Saúde, Dr. André Longo. No encontro foram acertados investimentos na saúde, aqui em Garanhuns, que possibilitarão o atendimento aos possíveis doentes do Covid-19, no Agreste Meridional.



“Ficaram definidos investimentos em UTIs e leitos de retaguarda. A UPAE Garanhuns passará por uma transformação para que possa oferecer 10 leitos de UTI e 20 de retaguarda e o Hospital Perpétuo Socorro também vai oferecer esta mesma quantidade de vagas. O Hospital Regional Dom Moura, que já conta com 10 UTIs e sete CTIs, está passando por mudanças para aumentar a quantidade de leitos de retaguarda específicos para pacientes com Covid-19”, registrou o deputado Estadual Sivaldo Albino nas redes sociais.

GARANHUNS TEM DOIS CASOS EM MONITORAMENTO DOMICILIAR - Atualmente Garanhuns conta com dois casos em investigação para o Novo Coronavírus. São duas mulheres com idades entre 25 e 30 anos. Elas permanecem sendo monitoradas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica. “As pessoas já apresentam melhora Clínica do quadro, com diminuição progressiva dos sintomas. A recomendação do Ministério da Saúde é continuar com o isolamento domiciliar até completar o período de incubação do vírus, que é de 14 dias”, registrou a Prefeitura, em Nota distribuída à Imprensa.


“De acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, a partir de agora, apenas os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) serão testados para COVID-19. Ambos não se caracterizam como SRAG, portanto, a recomendação é isolamento domiciliar e monitoramento pela equipe de Vigilância Epidemiológica por um período de 14 dias, para confirmação ou descarte dos casos”, finaliza a nota assinada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Clique em Player e confira um pronunciamento do Prefeito Izaías Régis após a Reunião: