sexta-feira, 27 de março de 2020

CORONAVÍRUS: Dirigentes Lojistas pedem Reabertura do Comércio em Pernambuco

 

A Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE) divulgou ontem, dia 26, uma nota em que apela para que o comércio no Estado seja reaberto. Os negócios estão fechados desde o último dia 20, por ordem do governador Paulo Câmara (PSB), como medida para evitar proliferação do Coronavírus. Apesar do material enviado à imprensa, não foi destinado nenhum ofício ao Palácio do Campo das Princesas com a solicitação de reabertura.

"Reconhecemos e prezamos por todos os cuidados que precisam ser tomados por toda a população para a inibição do contágio do Coronavírus, mas não podemos deixar de entender o estado de emergência econômica que está se estabelecendo no interior", alerta o presidente da FCDL-PE Eduardo Catão.

O empresário e presidente da CDL Recife, Cid Lobo, defende esperar pelo dia 6 de abril, fim dos quinze dias de quarentena, para reabrir o comércio. "Podemos reabrir em horário especial, tomando mais medidas sanitárias, mas se esse prazo se entender será terrível", opina Lobo. Ele ainda completa: "temos que pensar no bem-estar do funcionário, dos clientes, mas do ponto de vista econômico, o comércio fechado tem impactos são muito fortes", comenta Lobo.

De acordo com o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), Rafael Ramos, a maior parte do empresariado pernambucano é dono de micros e pequenos negócios e não têm "gordura para queimar" durante a crise do Coronavírus. "A maior parte fatura hoje para pagar contas amanhã. Com 15 dias de quarentena já haverá fechamento de empresas, se o prazo for ampliado, o resultado será pior", analisa Rafael Ramos. (Com informações de Marília Banholzer/JC. CONFIRA)