sábado, 28 de março de 2020

SAÚDE: Casos de Síndrome Gripal voltam a subir em Garanhuns


O número de casos em Isolamento Domiciliar, aqui em Garanhuns, que estão sendo monitorados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, foi ampliado de 42 para 57, de ontem, dia 27, para hoje, dia 28. Na última segunda, dia 23, eram apenas 2. São casos que apresentam sintomas de Síndrome Gripal e/ou viajaram para locais com casos confirmados para o COVID-19.

Já o caso notificado para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nessa quinta-feira, dia 27, por um hospital privado no Município, foi transferido para Caruaru e o fluxo de atendimento permaneceu na Rede Privada. “Entretanto, após avaliação e exames realizados pelo Hospital onde o paciente se encontra internado, verificou-se que o caso não corresponde aos critérios estabelecidos para notificação de SRAG”, registrou a Secretaria Municipal de Saúde, em nota divulgada nas mídias sociais.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (CIEVS-PE) orientou a classificar como caso excluído, por não atender às definições de Síndrome Respiratória Aguda Grave, não sendo suspeito, assim, para COVID-19”, alertou a pasta da Saúde Municipal, que finalizou dizendo que o caso “não poderia ser classificado como caso descartado, pois esta definição só é utilizada quando o paciente é notificado como suspeito para SRAG”.

VACINA CONTRA A GRIPE É TEMPORARIAMENTE SUSPENSA - A Secretaria de Saúde de Garanhuns, por meio do Programa Municipal de Imunizações (PMI), informa que a Campanha de Vacinação contra a Gripe está suspensa temporariamente, pois todo o estoque, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, já foi aplicado na população. “O Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (SES) estão repassando os lotes de forma fracionada para evitar aglomerações”, registra a Secretaria em nota enviada a Imprensa, ressaltando ainda que “a campanha será retomada imediatamente após a chegada da nova remessa”.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Garanhuns, a vacina contra a Influenza não previne o Coronavírus, mas vai ajudar no combate a outros tipos de enfermidades, auxiliando os profissionais de saúde para identificar o tipo de vírus que acomete o Paciente.