sábado, 28 de março de 2020

PREVENÇÃO AO CONTÁGIO PELO COVID-19: Izaías não Autorizará a Reabertura do Comércio de Garanhuns


O Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) descartou na manhã de hoje, dia 28, durante entrevista ao programa Ronda Policial, da Rádio Jornal Garanhuns, a reabertura do Comércio da Cidade. Régis recebeu na tarde de ontem, dia 27, na sede da Prefeitura, representantes da CDL/Garanhuns; SindLoja e do Sindicato dos Comerciários, que solicitaram a abertura do comércio da Cidade de forma gradual.

De acordo com Izaías, essa autorização só virá do Governador do Estado. “A minha autoridade (de Prefeito) terminou, quando o Governador fez o Decreto (determinando o fechamento do comércio em todo o Estado). Eu não tenho condições de mandar abrir o comércio porque o decreto do Governador, que está acima de nós, acima do Prefeito. E Ele (o Governador) já determinou que não vai abrir o comércio de Pernambuco”, registrou Izaías em entrevista ao jornalista Eduardo Peixoto.

Régis usou como exemplo o prefeito de Milão, na Itália, Giuseppe Sala, que admitiu ter errado ao apoiar acampanha “Milão não para”, quando pediu que a Cidade não paralisasse suasatividades no início da pandemia de Coronavírus e hoje contabiliza milhares de mortos. Nessa sexta, dia 27, a Itália registrou um recorde diário de mortes pela doença: foram 919, em 24 horas. O País somava até ontem, dia 27, 9.134 mortes e, destas, 5.402 (59%) foram na Lombardia, região em que Milão é a Metrópole.

“O meu interesse é o interesse de Garanhuns. Não é o interesse pessoal. É o interesse como Gestor (...); vamos gerir os destinos de Garanhuns, dentro da Lei e do Consenso!”, chamou a atenção Izaías, ressaltando entender o difícil momento vivido pelos empresários locais, mas citando as medidas do Governo Federal para auxiliar o pagamento dos funcionários e dispensar algumas obrigações trabalhistas, que poderão ajudar os empresários nesse difícil momento. 


“Devemos esperar mais um pouco, para termos a ordem governamental (para abrir o comércio)”, pontuou o Prefeito, que alertou: “Estamos vendo o Vírus avançar e matar a cada dia, sem escolher idade e sexo, está pegando todos. Então espero que a população de Garanhuns entenda que o Prefeito de Garanhuns tem a responsabilidade de só fazer as coisas dentro da Lei”, finalizou Izaías.

GOVERNADOR - O Governador Paulo Câmara defendeu, em entrevista à Rádio Jornal também nessa sexta-feira, dia 27, que os pernambucanos sigam em casa neste momento para que, mais na frente as restrições possam ser minimizadas com segurança. "Tenha paciência, não é fácil, mas é um esforço em favor da vida. Para a gente poder se estruturar e cuidar das pessoas contaminadas mais na frente", pediu Paulo. Durante a entrevista, o Governador falou da necessidade de preparação do serviço de saúde para atender as vítimas da Covid-19, assim como das tentativas para conter a curva de crescimento do número de casos da doença no Estado e no Brasil. 

Clique em player e confira a Entrevista do Prefeito Izaías Régis na Rádio Jornal Garanhuns: