sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Professores da Rede Estadual de Pernambuco decretam Estado de Greve

Professores da Rede Estadual de Pernambuco decidiram, nessa quinta-feira, dia 24, em assembleia virtual do Sindicato de Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), decretar estado de greve e não retornar às atividades presenciais. Para a categoria, não há a segurança necessária à reabertura das escolas. A retomada está programada para acontecer de forma gradual, a partir do dia 6 de outubro. Neste primeiro momento, está autorizado o retorno dos alunos do 3º ano. 

A assembleia, que contou com a participação de mais de mil professores, aconteceu após reunião da categoria com o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, no início da tarde. "A primeira medida é o posicionamento de não retornar às atividades presenciais. Além disso, junto à assessoria jurídica, vamos ver os melhores caminhos para ações na justiça. Também decretamos estado de greve e mantivemos a decisão de continuar o diálogo com o governo", explicou o presidente do SINTEPE, Fernando Melo. Um novo encontro com o secretário de Educação está marcado para a segunda-feira, dia 28. Dois dias depois, na próxima quarta-feira, dia 30, a Categoria volta a se reunir em assembleia.

Em Nota, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco esclareceu que desde a suspensão das aulas presenciais nas escolas da Rede Estadual, têm se reunido com SINTEPE, inclusive para a elaboração do protocolo setorial da Educação, e que permanece à disposição para o diálogo com o Sindicato. (Com informações do JC Online. CONFIRA)