terça-feira, 22 de setembro de 2020

A PARTIR DE OUTUBRO: Pernambuco terá Aulas Presenciais para o Ensino Médio nas Escolas Públicas e Particulares. Cursinhos também Voltam

 

Os alunos do ensino médio, de escolas públicas e privadas, serão os primeiros a voltar às aulas presenciais em Pernambuco, em outubro. Estudantes da educação infantil e do ensino fundamental permanecerão com atividades online e não há previsão, ainda, de datas para que essas crianças retornem aos Colégios. 

A informação foi repassada pelo Governo Estadual durante coletiva de imprensa online realizada na tarde dessa segunda-feira, dia 21. O Estado completa 188 dias com escolas fechadas, desde 18 de março. Os concluintes do ensino médio, ou seja, alunos do 3º ano, poderão ir pra escola a partir do dia 6 de outubro. Na semana seguinte, em 13 de outubro, retornarão os estudantes do 2º ano. Em seguida, em 20 de outubro, retomam os adolescentes do 1º ano do ensino médio. Cursinhos pré-vestibulares, que absorvem uma grande parcela de candidatos do Enem, também estão autorizados a retomar aulas presenciais a partir de 6 de outubro. 

“A decisão do retorno, neste momento, é de competência de cada pai ou responsável. A volta será opcional", ressaltou o secretário estadual de Educação, Fred Amancio. "Continuaremos nas nossas escolas estaduais ofertando o ensino remoto. O que sugerimos que aconteça também nas outras redes", diz Fred. "Ao longo de outubro vamos tomar as decisões que envolvem a educação infantil e o ensino fundamental", destacou o secretário de Educação. 

Uma das justificativas para o retorno começar com os vestibulandos é porque eles farão as provas do Enem em janeiro e fevereiro (dias 17 e 24 de janeiro na versão impressa e 31 de janeiro e 7 de fevereiro na versão digital). Dos 5,8 milhões de inscritos no País, 315.693 responderão o exame em Pernambuco. Também porque os concluintes do ensino médio terão as provas do vestibular seriado da UPE e outros processos seletivos para ingresso no ensino superior.

PROTOCOLO - O Governo de Pernambuco informa ainda que alunos, professores e trabalhadores de educação que integram grupos de risco, em escolas públicas e privadas, não devem retornar, caso não tenham se infectado antes. 

Além disso, segundo o Governo, algumas medidas devem ser observadas, obrigatoriamente nesse regresso das aulas, dentre elas, o uso de máscaras; distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes e entre os equipamentos escolares – como as bancas e cadeiras – lavagem das mãos e uso do álcool em gel, orientações para todos nas escolas, monitoramento e testagem dos casos suspeitos e de seus contactantes. (Com informações do JC Online. CONFIRA)