quinta-feira, 10 de setembro de 2020

VOLTA AS AULAS PRESENCIAIS: Presidente do SINEPE quer desvincular Data de Retorno das Escolas Particulares das Públicas em Pernambuco

 

Até o próximo dia 15 de setembro, a presença nas escolas de Pernambuco segue proibida por Decreto. Após pressão dos donos de colégios particulares pela reabertura, em protesto que aconteceu na última quinta-feira, dia 3, o governador Paulo Câmara (PSB) foi à público defender que não é momento para a retomada das aulas no Estado.

Para o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), José Ricardo Diniz, é necessária a desvinculação das escolas públicas das privadas, para que se dê a possibilidade da volta aos estabelecimentos que apresentam condições de seguir as normas sanitárias. "Metade da nossa rede da educação básica do ensino de Pernambuco é da rede municipal. Essa já definiu que só volta em 2021, mas nós achamos isso uma coisa absurda. Queremos desvincular a data de retorno da abertura das escolas particulares. Atender a gradação do retorno, e, com isso, a gente garante o direito daquelas famílias que querem ou precisam levar seus filhos para o ambiente físico da escola e mantendo, ao mesmo tempo, a modalidade remota", afirmou.

Em Pernambuco, dos 2,3 milhões de alunos da educação básica, 400 mil estão matriculados em 2.400 colégios privados. A rede estadual soma quase 600 mil alunos, enquanto o restante está nas escolas municipais e na rede federal. O presidente do Sinepe-PE defendeu ainda que há questões político-eleitorais que permeiam a discussão sobre o retorno às aulas. "É claro que tudo isso está ligado a um vírus que é tão pernicioso quanto o Coronavírus, que é o vírus político eleitoral. Claro que isso está dentro, porque depois da eleição a vida segue, volta ao normal. Quem fica com prejuízo são essas crianças e adolescentes", disse Diniz, acusando o Governo e movimentos sindicais que defendem a manutenção do ensino remoto de não considerarem a educação e fez menção as aglomerações registradas no último feriado, sobretudo nas praias.

A Secretaria de Educação de Pernambuco voltou a se posicionar sobre o assunto e garantiu que “o processo vai ocorrer em etapas, de forma voluntária para as famílias, e considerando as orientações das autoridades sanitárias", registrou a Pasta em Nota distribuída a Imprensa.

Segundo monitoramento diário da Federação Nacional de Escolas Particulares (FENEP), a retomada presencial nas escolas foi autorizada ou iniciada em seis estados do Brasil: Amazonas, Maranhão, Ceará, Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul. Outros sete estados tiveram anúncios oficiais de propostas de data para o retorno: Rio Grande do Norte, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Santa Catarina. As outras quatorze unidades da federação ainda não têm data definida. (Com informações e imagens do JC Online. CONFIRA)