terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Creches estão sendo construídas em Manoel Chéu e na Cohab 2


Obras em Manoel Chéu

A presidente Dilma Rousseff anunciou, recentemente, a abertura de nova rodada de inscrições para Municípios de todo País solicitarem a construção de creches, pré-escolas e quadras esportivas. A medida faz parte da promessa de entregar pelo menos 6 mil creches até 2014, quando termina seu mandato.

Lançado ainda no Governo Lula, o Programa vem esbarrando na demora das prefeituras em executar as obras, que por sua vez, sofrem, cada vez mais, com a burocracia desenfreada da Caixa Econômica Federal, entidade que libera os recursos.

O Ministério da Educação planeja executar as construções utilizando estruturas pré-montadas, uma solução que agilizaria as obras, diminuindo o prazo de execução de 18 para 6 meses. Neste ano, está prevista a assinatura de contratos juntos as prefeituras para edificação de mais 1.500 creches em todo o Território Nacional.

Obras na Cohab 2
Aqui em Garanhuns, ainda na gestão de Luiz Carlos (PDT), foi dada ordem de serviço para inicio da construção seis creches, previstas para serem construídas nos bairros da Boa Vista; Severiano de Moraes Filho (Cohab 1); Aloísio Pinto (Manoel Chéu); Dom Hélder Câmara (Cohab 3); Francisco Figueira (Cohab 2) e Heliópolis (Liberdade). Dessas, apenas as obras em Manoel Chéu (acima) e na Cohab 2 (ao lado) tiveram os seus serviços iniciados, com obras, aparentemente, dentro do cronograma.

De acordo com uma placa fixada nas obras, a Empresa RR Construções Ltda. - EPP é a responsável pelas obras nas seis localidades, que estão orçadas em R$ 7.443.217,05, sendo executadas com recursos advindos do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida da Prefeitura de Garanhuns.

Informações extra-oficias dão conta que os contratos firmados na gestão anterior serão mantidos pelo Prefeito Izaías Régis (PTB) e as obras nas localidades da Boa Vista; Cohab 1; Cohab 3 e Liberdade devem ser iniciadas ainda neste primeiro semestre.