terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Palmeirina e Paranatama terão Rádios Comunitárias



Os municípios de Palmeirina e Paranatama mostraram interesse em montar uma rádio comunitária e terão dois meses para se inscrever no Ministério das Comunicações. O aviso de habilitação foi publicado no Diário Oficial dia de ontem (4) e a seleção vai incluir 40 localidades em quatro estados: a Bahia (28), o Maranhão (8), Pernambuco (3) e o Rio Grande do Norte (1). O município pernambucano de Carnaubera da Penha também será contemplado. 

O formulário de inscrição pode ser obtido no site do Ministério das Comunicações ou na Delegacia Regional do Ministério em São Paulo, e o pagamento da taxa de cadastramento deverá ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil. O Ministério das Comunicações quer dar condições para que todos os municípios brasileiros tenham pelo menos uma rádio comunitária funcionando até o fim de 2013.

Neste ano, serão lançados mais 11 avisos de habilitação para rádios comunitárias, tanto para municípios que ainda não têm nenhuma emissora quanto para as cidades que já contam com uma rádio comunitária, mas que querem novas outorgas. Em 2012, foram contemplados 719 municípios e neste ano serão mais 706 cidades.

Garanhuns possui a Rádio Comunitária Monte Sinal FM, que tem o nome fantasia de 87 FM e apresenta uma programação bastante diversificada, com destaque para o programa Combate, apresentado pelo radialista Pereira Filho e Paradão Sertanejo, comandado por Gilson Santos. Todavia, um grupo de comunicadores vem trabalhando junto ao Governo Federal para que uma nova freqüência seja instalada na Cidade das Flores.