sábado, 6 de junho de 2015

SÍTIO FLAMENGO: Córrego expõe Cidadãos ao Risco de Doenças. Comunidade pede Construção de Ponte


Moradores e pessoas que trafegam na localidade diariamente reclamam de um problema que se arrasta há vários anos nas imediações do Sítio Flamengo, zona rural de Garanhuns. É que um córrego, que traz água e o descarte dos esgotos dos bairros Santo Antônio e Boa Vista, vem tornando a vida de vários cidadãos de Garanhuns mais difícil, inclusive expondo crianças, adultos e idosos ao risco de doenças.

Essa situação do Sítio Flamengo é horrível! Já teve morador dessa área que pegou leptospirose. Nessa água desce até lixo hospitalar! É horrível!”, reclama o professor Carlos Roberto, através de seu perfil no Facebook.

O cotidiano de quem passa pelo local é observar carros e motos enguiçadas no córrego, assim como pais e mães tendo que se arriscar com os seus filhos nos braços para transpor o obstáculo. “A gente precisa colocar o pé dentro da água para passar por aqui. Todo dia é a mesma coisa e agora que esta chegando à chuva fica ainda mais difícil, pois a água sobe e não dá para passar a pé, nem de moto, só com um carro alto”, relata à senhora Francisca Pereira, que mora nas imediações e tem que fazer o trajeto diariamente, pois trabalha como doméstica no bairro Heliópolis.

A reivindicação dos moradores da localidade é que a Prefeitura construa uma ponte no local. A ação já é esperada há muitos anos. “O problema é antigo, mas fica pior a cada dia. O pessoal disse que o vereador Gil PM veio aqui olhar e garantiu que vai resolver. Não nos interessa saber quem deixou de fazer, a gente quer que seja feito, pois somos gente, pagamos impostos e votamos. Prefeito Izaías. Queremos que esse problema seja resolvido!”, chamou a atenção o senhor Francisco José da Silva, que trafega pelo local diariamente.


A POSIÇÃO DA PREFEITURA – Através de Nota de Esclarecimento, o Governo Municipal se pronunciou sobre o problema apresentado nesta reportagem. Confira:

“As Secretarias de Serviços Públicos e Obras e de Meio Ambiente de Garanhuns informam que estão cientes do problema mostrado no texto, salientado que é um problema antigo, que vem de outras gestões. As secretarias reforçam que o Governo Municipal se preocupa com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população, prova disso são as ações e os debates sobre conscientização para o desenvolvimento sustentável. O Governo Municipal não medirá esforços para captar recursos para sanar o problema. Informa, ainda, que as equipes das Secretarias irão se reunir com a equipe da Defesa Civil do município para elaborar um projeto de emergência para a localidade”.