segunda-feira, 15 de junho de 2015

VEREADOR DE GARANHUNS DENUNCIA: “Pessoas que não fazem parte da Educação estão recebendo salários através dos recursos do FUNDEB”


O Vereador Sivaldo Albino (PPS) distribuiu material junto a Imprensa local, relatando a quebra de um acordo junto à liderança da Bancada Governista na Câmara de Vereadores de Garanhuns, bem como, denunciando, segundo Ele, a falta de transparência nas ações do Governo Izaías Régis.

Segundo o Parlamentar, que integra a Bancada de Oposição no Legislativo Municipal, existem denúncias de que “pessoas (servidores) que não fazem parte da educação estejam recebendo salários através dos recursos do FUNDEB”, algo grave, que pode gerar transtornos ao Prefeito Izaías Régis (PTB), caso se confirmem as informações de Albino. Confira o relato do Vereador:

“CÂMARA REJEITA REQUERIMENTO SOLICITANDO A FOLHA DE PAGAMENTO DO FUNDEB - Apresentei requerimento na última reunião realizada 03 de junho de 2015 protocolado sob nº 219/1º solicitando a Secretária de Educação do Município de Garanhuns a relação de todos os funcionários que recebem salários dentro dos 60% dos recursos FUNDEB. O requerimento ficou em pauta com a promessa do Líder do Governo de que na próxima reunião seriam fornecidos os dados.

Hoje ocorreu a 18ª reunião ordinária em que o requerimento voltou à pauta, mas o líder do Governo Haroldo Vicente apenas informou que os dados estariam no Portal da Transparência. Daí o requerimento foi à votação e derrotado, apenas os Vereadores Eu (Sivaldo Albino), Paulo Leal, Diretora Nelma e Claudio Taveira votaram a favor e toda bancada Governista votou contra o requerimento.

O Governo Municipal que fala tanta em transparência contínua a pratica de esconder os dados da Administração, porque será que a sua bancada de Vereadores não aprovam esse simples requerimento que deve ter os dados disponibilizados para qualquer cidadão, o que não consta no Portal da Transparência.

A justificativa desse requerimento é em virtude de haver denúncias de que pessoas que não fazem parte da educação estejam recebendo salários através dos recursos do FUNDEB, como também a questão do abano educador dos professores que serão pagos com sobras desses recursos, então seria importante estarmos apurando mês a mês os valores que sobram desses recursos repassados do Governo Federal.

Vou continuar minha busca pela transparência e de acompanharmos a aplicação dos recursos públicos da administração Municipal, afinal esse é nosso dever como Vereador.

Sivaldo Albino - Vereador”.

É importante registrar que o Portal da Transparência da Prefeitura de Garanhuns está desatualizado em relação à publicação das Folhas de Pagamento. Numa consulta no momento desta postagem, o Blog do Carlos Eugênio constatou que o último mês a disposição dos cidadãos garanhuenses é Abril de 2015, faltando às informações referentes ao mês de Maio do corrente ano, conforme pode ser conferido clicando AQUI.

O Blog do Carlos Eugênio está à disposição dos agentes e órgãos públicos citados para publicar as suas versões quanto aos fatos apresentados nesta reportagem.