terça-feira, 4 de outubro de 2016

MAIS FORTE? - PSB ganha novas Prefeituras em Pernambuco


Um dia após terminar o primeiro turno da eleição para prefeito, o PSB, partido que é vice-presidido nacionalmente pelo Governador Paulo Câmara, celebrou a conquista de 69 prefeituras no Estado, isto é, 11 a mais do que há quatro anos. Esse número pode ser ampliado caso o prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio vença no Recife e o advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, seja escolhido para governar Olinda. O segundo turno da eleição está marcado para o próximo dia 30. Vale ressaltar que Pernambuco tem 186 Municípios. 

No último domingo, Paulo Câmara disse que ainda faria um balanço da eleição 2016, mas interlocutores do Governador afirmam que ele vê o saldo como positivo, a partir do momento em que contabiliza as prefeituras conquistadas pelo PSB e pelos partidos ligados à Frente Popular. A avaliação é que o Palácio do Campo das Princesas teve derrotas em cidades estratégicas, como Jaboatão, São Lourenço da Mata e Camaragibe, mas que houve boas surpresas e o resultado final foi bom.

Paulo Câmara tem interesse direto nos resultados municipais porque vai precisar do maior número possível de aliados para tocar o seu projeto de reeleição em 2018. A busca por um palanque robusto daqui a dois anos fez com que ele se mantivesse distante das cidades nas quais os principais confrontos envolviam aliados de sua administração. Três desses municípios – Caruaru, Jaboatão e Olinda – terão segundo turno e a expectativa agora é para saber qual será o posicionamento do governador. 

Em Caruaru, estão no páreo os deputados estaduais Tony Gel (PMDB) e Raquel Lyra (PSDB). Neo-tucana, ela deixou o PSB após perder a quebra de braço com Jorge Gomes (PSB), atual vice-prefeito e um dos candidatos derrotados no Município. 

No Palácio, comenta-se que não há interesse do Governador em comprar briga com Raquel e jogá-la para a oposição, apesar de a parlamentar estar recebendo o apoio do senador Armando Monteiro (PTB), que rivalizou com Paulo em 2014 e é apontado como candidato ao governo estadual pela oposição em 2018. O Governador, segundo interlocutores, vai aguardar o tom que Raquel usará neste início de campanha de segundo turno para decidir como se posicionar.

Em Jaboatão, Anderson Ferreira (PR) também tem o apoio de Armando Monteiro, mas é considerado um candidato da base governista. O outro postulante é o aliado palaciano Neco (PDT). Em Olinda, além de Antônio Campos, outro aliado de Paulo está na briga. Trata-se do deputado estadual Lupércio (SD). A neutralidade do Governador pode ser compensada pelo apoio maciço do PSB ao irmão de Eduardo, de maneira que a ajuda ganhe um verniz mais partidário e menos centralizada na figura de Paulo.

Entre as derrotas sentidas pelos governistas está a de Gino Albanez (PSB), prefeito de São Lourenço da Mata, que cederá a cadeira para Bruno Pereira (PTB). Em Camaragibe, Meira (PTB) venceu o prefeito Jorge Alexandre (PSDB), que tinha o apoio do Palácio. Outra vitória do PTB sobre o PSB ocorreu em Moreno com a eleição do ex-prefeito Vavá Rufino. Aqui em Garanhuns, os petebistas venceram com Izaías Régis, que obteve quase 70% dos votos válidos em disputa com Sivaldo Albino, que apesar de ser do PPS, disputou o pleito como Candidato do Governador. Em Petrolina e Paulista, dois importantes colégios eleitorais do Estado, o Palácio celebrou a eleição de Miguel Coelho e a reeleição de Júnior Matuto, ambos do PSB. (Com informações do JC on-line. CONFIRA)