sexta-feira, 17 de abril de 2020

AGRESTE: Princípio de Tornado assusta Moradores de Capoeiras


Moradores do Sítio Cascavel, na zona rural do município de Capoeiras, foram surpreendidos com um princípio de Tornado no final da tarde de ontem, dia 16. O Fenômeno assustou os moradores da localidade que fica na divisa com o município de Pesqueira, e foi visto por pessoas que estavam a alguns quilômetros de distância.

De acordo com o Blog Capoeiras, assinado por Raimundo Lourenço, nuvens escuras no céu anunciavam chuva, quando a nuvem começou a tomar formato de funil chamando a atenção e assustando os moradores da localidade, sobretudo pela constante mudança de direção. O fenômeno, definido por ‘nuvem e funil’, foi registrado e compartilhado nas redes sociais por Joycy Fernandes, que reside em Pesqueira.

Segundo especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a nuvem funil se forma quando existe instabilidade, sendo fruto da interação entre o calor e a umidade do ar, que forma nuvens bastante carregadas. “Trata-se de uma coluna de ar que gira de forma violenta e pode evoluir para um dos estágios de formação dos tornados. O Tornado ocorre quando a nuvem funil desce e toca o solo”, explicou o INPE. (Com informações e imagens de https://blogcapoeiras.blogspot.com/)

Clique em player e confira imagens do princípio de Tornado em Capoeiras: