sábado, 18 de abril de 2020

BOLSA FINANCEIRA: Por conta dos Efeitos da Pandemia, Prefeitos adotam Medidas para Evitar Demissões



Diante do quadro de dificuldade que todos os Municípios Brasileiros atravessam por conta da queda na arrecadação municipal decorrente do estado de calamidade pública instalado com a Pandemia do Novo Coronavírus, praticamente todas as Prefeituras estão adotando medidas de contingenciamento de gastos, sobretudo para evitar demissões e seguir trabalhando no enfrentamento aos efeitos gerados pelo COVID-19.

Em Igarassu, município distante cerca de 250km de Garanhuns, o Prefeito Mário Ricardo (PTB) encaminhou Projeto de Lei à Câmara Municipal criando uma rede de proteção aos servidores que possuem contratos com o Município e que estão ameaçados de perder seus empregos pela falta de recursos para o pagamento integral da Folha. De acordo com publicação no Blog do Magno, o Projeto assegurará a manutenção dos contratos de todos os servidores que não estejam podendo exercer suas atividades devido à crise e criará uma bolsa financeira para ajudar esses profissionais enquanto durar a Pandemia.

Já no vizinho município de Saloá, a Câmara de Vereadores aprovou Projeto de Lei encaminhado pelo Prefeito Ricardo Alves (PSB) reduzindo o salário do próprio Prefeito; do Vice-prefeito; dos Secretários Municipais e de todos os demais servidores, inclusive contratados, pela metade. Apenas os servidores lotados nas pastas de Saúde e de Assistência Social não sofrerão reduções salariais. De acordo com reportagem do Blog Saloá Notícias, os servidores que estão com as funções e jornadas de trabalho paralisadas ou suspensas por conta do distanciamento social, “não receberão menos do que o valor pago no auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal”, ou seja: R$ 600,00.

“Na explanação do Projeto ficou clara a necessidade desta medida, já que o Município vem recebendo repasses em percentuais muito abaixo do normal, deixando o Chefe do Executivo em uma situação muito difícil, tendo que optar por demitir funcionários ou fazer a redução de salários”, registrou o líder do governo na Câmara, o vereador Ronaldinho Birundo, conforme publicação do Saloá Notícias. As ações de contensão financeira em Saloá valerão até o cessamento do estado de calamidade pública.

As medidas adotadas em Igarassu e em Saloá deverão ter um efeito cascata, podendo serem seguidas por todos os demais municípios de Pernambuco, inclusive aqui em Garanhuns, onde o Prefeito Izaías Régis (PTB) já reduziu o seu próprio salário em 30% e adotou medida semelhante nos vencimentos do Vice-prefeito; dos Secretários Municipais e dos Cargos Comissionados, com exceção dos servidores lotados nas secretarias de Saúde e Assistência Social, bem como na AMSTT, que estão na linha de enfrentamento ao COVID-19.