terça-feira, 21 de abril de 2020

PRÓXIMO AO COLAPSO: Pernambuco está com 99% das UTIs Ocupadas. Maior adesão ao Isolamento Social é Fundamental para controlar Coronavírus

 

O isolamento social ainda é a medida mais eficaz para conter a proliferação do Novo Coronavírus, de acordo com entidades sanitárias e a Organização Mundial da Saúde. No entanto, Pernambuco tem apresentado uma diminuição no número de pessoas aderindo ao ato de ficar em casa. Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, o Estado registra 50% de isolamento social, quando o ideal seria ter 70% da população adotando a medida.

“Gostaríamos de fazer um apelo à população pernambucana. Diante do que temos visto em relação ao índice de isolamento que tem caído, nos traz grande preocupação e temor sobre as consequências dessa redução. Apesar dos esforços que o Governo tem feito para que a rede pública tenha estrutura para combater os efeitos do Coronavírus, a gente sabe que todos os modelos matemáticos apontam para um aumento do número de casos e, consequentemente, de mortes. Se a gente não fizer o isolamento mais adequado, resultará numa curva mais acelerada, mais íngreme de crescimento da epidemia e maior número de óbitos no estado e no país”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva online.

Pernambuco conta com 300 leitos de UTI para a COVID-19 e já registra ocupação de 99% deles. Os números apresentados diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde continuam sendo preocupantes. “O passo que estávamos à frente da epidemia não existe mais. Agora estamos alinhados, epidemia e quantidade de leitos. Esse número impõe situação crítica que já coloca algumas pessoas na fila aguardando por mais tempo do que deveria por um leito de UTI e preocupando todos os dias se abre um novo leito”, destacou André Longo. (Com informações de Carolina Fonsêca/JC. CONFIRA)

Clique em player e confira parte da coletiva do Secretário Estadual de Saúde, André Longo: