domingo, 19 de abril de 2020

PREVENÇÃO AO COVID-19: Prefeitura de Garanhuns realiza Distribuição de Máscaras


Prefeitura de Garanhuns recomendou o uso de Máscaras por parte da população quando for necessário o deslocamento pela Cidade. A Medida, também recomendada pelo Ministério da Saúde, permite reduzir as fontes de transmissão pelo Novo Coronavírus e está prevista no Decreto Municipal nº 030/2020, divulgado na tarde de ontem, dia 17.

Atentos ao fato de que nem todos podem comprar o Equipamento de Proteção Individual, seja na versão hospitalar ou de tecido (que é reutilizável após a devida higienização), a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos adquiriu o produto com recursos da Prefeitura, bem como via doações de pessoas físicas, e vem realizando a distribuição gratuita das Máscaras.

De acordo com a Pasta Municipal, as famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) vem recebendo máscaras antes dos atendimentos. O Equipamento também vem sendo distribuído em espaços públicos como bancos, mercados, lotéricas e até mesmo nas ruas. Até a suspensão determinada pela Prefeitura, o trabalho de distribuição de máscaras também vinha sendo realizado nas Feiras Livres da Cidade.

“Já distribuímos 18.400 unidades para a população e a nossa meta é ampliar esse trabalho. Além da entrega das Máscaras, também promovemos a sensibilização das pessoas quanto à importância do uso correto durante essa Pandemia”, registra a secretária Célia Sobral.

PARCERIAS VIABILIZAM MÁSCARAS PARA DOAÇÃO - Além da aquisição e distribuição das máscaras, a Prefeitura também firmou parceria com o Projeto Cuide-se para produção de equipamentos de proteção individual (EPIs). O material é voltado para o público-alvo formado por profissionais da área de saúde; pessoas com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas. O trabalho vem sendo desenvolvido em uma Escola da Rede Municipal de Ensino, cedida pela Secretaria Municipal de Educação.

Ao todo, 12 voluntários estão trabalhando no processo de corte, costura e finalização das máscaras, cujo material utilizado para confecção é o tecido não tecido (TNT), que forma uma barreira, evitando a proliferação de gotículas e aerossóis. Após a produção, todo material é encaminhado para higienização com hipoclorito de sódio e secagem. Para que então, sejam montados kits de distribuição, com 50 unidades cada. São confeccionadas 500 unidades por dia.

O material utilizado na produção das máscaras vem sendo adquirido por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas. A iniciativa está recebendo materiais como tecidos de TNT, tesouras, linhas de costura, cordão de elástico, hipoclorito de sódio, ou doações em dinheiro. Além de voluntários para atuar na fabricação de máscaras. 

Para ajudar e participar do Cuide-se, os interessados devem entrar em contato com o projeto por meio dos telefones: (15) 98828-4073 (WhatsApp) e (87) 98172-7208. (Com informações e imagens da SECOM/PMG)

Clique em player e confira o trabalho do Projeto Cuide-se no material produzido pela Secretaria de Comunicação Social: