quarta-feira, 29 de abril de 2020

TRANSPARÊNCIA: Direção do Dom Moura divulga Números de Atendimentos relacionados a COVID-19


O Hospital Regional Dom Moura (HRDM) divulgou na noite de ontem, dia 28, uma nota assinada pelo seu diretor médico, o Dr. Paulo Mendonça, em que registra um balanço dos casos confirmados, suspeitos, descartados e os que vieram a óbito em virtude da COVID-19, naquela Unidade Hospitalar. 

De acordo com o Médico, o balanço compreende o período entre 25 de março de 27 de abril. Ao todo, foram atendidos 990 pacientes com Síndrome Gripal. A maioria deles, por apresentarem sintomas leves,  foram atendidos, medicados, orientados e liberados para cumprir a quarentena em casa. Outros 87  ficaram em observação, realizaram algum procedimento, ou foram internados no Hospital no isolamento de Síndrome Gripal. Ainda no período, 8 pacientes que deram entrada no Dom Moura testaram positivo para a COVID-19. Destes, dois foram a  óbito, cinco tiveram alta hospitalar e um encontra-se entubado na UTI.

Ainda de acordo com o Dr. Paulo Mendonça, nos últimos 30 dias, 14 profissionais do HRDM foram testados para o Novo Coronavírus, sendo três positivos. Como  todos os profissionais apresentaram sintomas leves, ficaram em suas residência cumprindo o isolamento domiciliar. 

Ontem, dia 28, segundo a Nota, duas mulheres e um homem estavam internados na UTI COVID-19 do Dom Moura, sendo as mulheres - uma de 86 anos, proveniente de Jurema, e uma de 56 anos, de Sirinhaém. Já  o homem tem  69 anos é daqui de Garanhuns. Uma  das mulheres da UTI  testou positivo para o Novo Coronavírus. Já a outra mulher e o homem colheram material e aguardam resultado da análise laboratorial.


Ainda de acordo com o Diretor Médico, no isolamento do Dom Moura, denominado de 'Enfermaria COVID-19', estão internados quatro pacientes. Duas mulheres, uma de 75 anos de Saloá,  e uma  de 78 anos, de Caetés, e dois homens, um de 87 anos, de Jupi, e um de 38, daqui de Garanhuns. Todos estes forneceram material para teste e o resultado segue sendo aguardado. Já na pediatria do HRDM há no momento um lactente de sete meses que encontra-se em recuperação.  O exame para COVID-19 foi colhido e o resultado é aguardado.

O balanço geral divulgado pela direção do Hospital Regional Dom Moura também registra que, de 25 de março a 27 de abril, ocorreram treze óbitos naquela Unidade Hospitalar, sendo seis descartados para COVID-19; dois positivos e cinco que aguardam resultados. "Dentre todos esses óbitos, os últimos três ocorreram nas últimas 72 horas", pontuou o Dr. Paulo Mendonça na nota distribuída a Imprensa.