terça-feira, 21 de abril de 2020

PERNAMBUCO: Técnica de Enfermagem denuncia falta de Equipamentos de Proteção Individual e testes para Detectar Coronavírus

 

Um vídeo com o desabafo de uma técnica de enfermagem que trabalha no Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, viralizou nas redes sociais no último domingo, dia 19. Na gravação, ela denuncia a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), além da presença de pacientes com suspeita de Coronavírus no setor de traumatologia e a ausência de testes para os profissionais que tiveram contato com esses pacientes.

De acordo com Alexsandra Albuquerque, a técnica de enfermagem que aparece no vídeo, os profissionais de saúde do hospital estão trabalhando sem os EPIs necessários. "Dizem que chegaram milhões de materiais, mas é mentira. A máscara que estou usando só protege por duas horas e, mesmo assim, temos que trabalhar com ela", disse. 

Um outro material mencionado o por Alexsandra como necessário e que está em falta, segundo ela, são óculos de proteção. "Cadê os nossos óculos? Será que temos que produzir em casa com garrafa PET para poder trabalhar?", questionou. Ela também fez um pedido direto para o Governo de Pernambuco. "Senhor governador, pelo amor de Deus, o que você vai fazer para nos ajudar? Faça algo por nós enquanto ainda estamos vivos", falou.

TESTES - No vídeo, Alexsandra Albuquerque também questionou sobre a ausência de testes para detectar a COVID-19 no hospital. Segundo ela, cinco médicos com quem ela trabalha e outros profissionais foram diagnosticados com a doença. No entanto, não foram disponibilizados para os técnicos. "Será que vamos ter que encomendar nosso caixão? Porque vamos morrer por falta de consciência dos administradores do hospital. Não quero morrer, mas pelo jeito vai ser o nosso fim, porque ninguém se importa conosco", finalizou.

RESPOSTA - Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que tem monitorado permanentemente o abastecimento e os estoques de equipamentos de proteção individual (EPIs) das unidades da rede estadual de saúde e deflagrado diversas ações para garantir a compra de itens de acordo com as especificações técnicas recomendadas pelos órgãos de controle, visando garantir a segurança do profissional de saúde e dos pacientes. 


"Desde o início dos esforços comandados pelo Gabinete de Enfrentamento à Pandemia, já foram adquiridos e entregues às unidades da rede hospitalar mais de 9 milhões de unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Destes, foram mais de 1 milhão de máscaras cirúrgicas e quase 200 mil de máscaras N95. É importante destacar que estas últimas, conforme protocolos e orientações técnica, só são indicadas para profissionais que estão em contato direto com os pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19, em procedimentos com risco de geração de aerossol", diz a nota enviada ao JC.


A direção do HGV ainda esclarece que, segundo protocolos estabelecidos, são fornecidas, por plantão, um quantitativo de três máscaras cirúrgicas por profissional de saúde. "Se houver necessidade, em caso de sujidade ou umidade, o trabalhador pode solicitar unidades extras ao setor de Farmácia da unidade." A direção ressalta ainda que tem feito um trabalho permanente de conscientização dos profissionais para que os insumos sejam dispensados de maneira racional e usados de maneira adequada.


Sobre a denúncia de que apenas médicos estariam sendo testados para Covid-19, a direção do HGV nega a informação. "A unidade segue rigidamente o protocolo adotado pelo Governo de Pernambuco para testagem em todo profissional de saúde que apresente sintomas gripais. No serviço, a coleta de swab em trabalhadores sintomáticos é agendada (previamente) e colhida pela equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do hospital", registra trecho da Nota enviada ao JC. (Com informações de Bruna Oliveira/JC e Imagens Ilustrativas/JC. CONFIRA)

Confira o desabafo de Técnicas de Enfermagem de Pernambuco diante, segundo Elas, da situação de falta de EPI´s nos Hospitais: