quinta-feira, 23 de abril de 2020

PERNAMBUCO: Por liminar, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem sem EPIs podem se recusar a Trabalhar. No Estado já são mais de Mil Profissionais de Saúde infectados pelo Coronavírus

 

Nessa quarta-feira, dia 22, foi publicada uma decisão liminar da Justiça favorecendo auxiliares e técnicos em enfermagem da rede estadual a não assumirem os postos de trabalho caso o Governo de Pernambuco não forneça os EPI’s de forma adequada devido à pandemia do Coronavírus, em até 10 dias, após sua notificação. A decisão é pela 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital.

Caso não cumpra a determinação, a Gestão Estadual estará sujeita pagar multa diária de R$ 100 mil por Unidade de Saúde. Outra medida, conforme a liminar, será a decisão do trabalhador se recusar a exercer suas atividades profissionais. “Essa determinação é para oferecer mais segurança e dignidade ao trabalhador da enfermagem de nível médio, que está enfrentando à COVID-19 sem condições básicas”, disse Francis Herbert, presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem de Pernambuco (Satenpe). A entidade está impetrando a mesma ação contra os Municípios e Rede Privada.

Em nota, o Governo de Pernambuco afirmou que, por meio da secretaria estadual de Saúde (SES-PE), “tem monitorado permanentemente o abastecimento e os estoques de equipamentos de proteção individual (EPIs) das unidades da rede estadual de saúde”.  A Gestão também afirma que “tem deflagrado diversas ações para garantir a compra de itens, de acordo com as especificações técnicas recomendadas pelos órgãos de controle, visando garantir a segurança do profissional de saúde e dos pacientes”, pontuou o Governo do Estado. 

“Desde o início dos esforços comandados pelo Gabinete de Enfrentamento à Pandemia, já foram adquiridos e entregues às unidades da rede hospitalar mais de 9 milhões de unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Destes, foram mais de 1 milhão de máscaras cirúrgicas e quase 200 mil de máscaras N95”, diz trecho do texto do Governo enviado ao Diario de Pernambuco.

MAIS DE MIL PROFISSIONAIS DE SAÚDE INFECTADOS - Pernambuco ultrapassou a marca de mil profissionais de saúde infectados pelo Novo Coronavírus. Na última terça-feira, dia 21, em coletiva de imprensa online, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que 1.064 casos de COVID-19 já foram confirmados em trabalhadores do setor do Estado. "Ao todo, já foram submetidos à testagem cerca de 1.800 profissionais de saúde", disse Longo.

As testagens, segundo o Secretário, abrangem os profissionais de unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. Ainda de acordo com Longo, o Estado foi o primeiro do País a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde. (Com informações de Cinthya Leite/JC e Diario de Pernambuco)