terça-feira, 28 de abril de 2020

GARANHUNS: Após Três Mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave no Dom Moura, Informações divulgadas por Órgãos Oficias caem em Descrédito


Até as 20h de ontem, dia 27, Garanhuns tem oficialmente dez casos registrados da COVID-19. Desses, duas pessoas vieram a óbito. Porém, a cada dia que se passa e diante do crescente número de casos registrados no Estado (hoje já são 5.358 e 450 mortes pela doença), aumenta no Município o sentimento de que muitos casos vem sendo sub-notificados, ou seja, pessoas adoecem, se recuperam, ou até mesmo morrem pela COVID-19 e os dados não são registrados pelas autoridades sanitárias locais.

Hoje pela manhã, dia 28, a Rádio Jornal de Garanhuns trouxe a informação do registro de duas novas mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Hospital Regional Dom Moura, aqui em Garanhuns. Trata-se de dois homens, um de 59 anos, que residia na comunidade do Indiano, e outro de 53 anos que residia no bairro Francisco Figueira, a Cohab 2. Antes, no último sábado, dia 25, outro homem, de 76 anos, morador da Brasília, já havia falecido por SRAG no Dom Moura. Os mortos foram sepultados cumprindo o protocolo da COVID-19, porém não há informação se foram testados e, consequentemente, confirmação ou negação se estariam contaminados pelo Coronavírus.

Além da tristeza vivida por familiares, vizinhos e amigos, que não conseguem realizar as homenagens aos falecidos, cresce também o sentimento de medo na população, que diante da escassez de informações passam a não mais confiar nos Boletins divulgados, já que a falta de exames para testar os casos suspeitos, seja a partir dos Postos de Saúde ou do Hospital Regional Dom Moura, não gera confiança nos dados oficiais divulgados diariamente pelos Órgãos Sanitários.

A desconfiança se amplia ainda mais diante da demora na divulgação dos resultados por parte do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), que por não suportar a demanda do Estado, passa diversos dias para divulgar resultados que são obtidos em algumas horas ou até minutos na rede laboratorial particular.

DESABAFO DE UM MÉDICO - Diante desse quadro de incerteza gerado pela falta de informações, cabe o registro de um recente desabafo de um Médico de Garanhuns, postado em um grupo composto por autoridades estaduais e municipais no aplicativo de mensagens WhatsApp. “Não dá para ficar batendo na tecla: fica em casa, fica em casa e não fazer nada além desta orientação! Já deu. Já estamos há (mais de) 40 dias das medidas restritivas e o que o Governo do Estado fez até o momento para a região do Agreste?”, indagou o Médico, complementando: “cadê os respiradores que não chegaram ao HRDM (Hospital Regional Dom Moura)? Ficaram presos na alfândega? Estão sendo usados em Recife? O MS (Ministério da Saúde) não mandou ainda? Cadê a UPAE equipada com os leitos e respiradores? A UPA quem está organizando é o município de Garanhuns, mas precisa da ajuda do Governo Estadual para complementar os serviços! O Hospital Perpétuo (Socorro) já está quase pronto? Sim, é verdade, mas está pronto graças a família Tinoco que fez a reforma sem receber até o momento nada do ponto de vista financeiro por parte do Estado! (...); não estou politizando minhas perguntas, mas, ou mudamos o plano estratégico ou irão morrer muitas pessoas em nosso Município!”, chamou a atenção o Profissional de Saúde.

Vale registrar que após orientação da direção da 5ª Gerência Regional de Saúde, sediada aqui em Garanhuns, o Blog do Carlos Eugênio manteve contato telefônico, e em seguida via e-mail, com a Secretaria Estadual de Saúde, no último dia 22 deste mês, para que pudessem dar posições oficiais acerca dos questionamentos do Médico, porém em resposta a Assessoria de Imprensa da Pasta registrou apenas que “as novidades para o Agreste serão anunciadas. Entramos em contato assim que possível”. O Blog segue a disposição da Secretaria Estadual de Saúde e dos demais órgãos citados nesta reportagem para publicar as suas versões sobre o assunto.