sábado, 4 de abril de 2020

Garanhuns registra Primeira Morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Teste Laboratorial confirmará ou não Presença do COVID-19 no Município


Atualizada as 23h29min de 04/04/2020. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns informou no início da noite de hoje, dia 4, que um dos pacientes notificados para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aqui no Município veio a óbito na madrugada de hoje, dia 4, num Hospital da Rede Pública, em Recife. A identidade da Vítima não foi revelada. 

De acordo com a pasta da Saúde Municipal, a testagem laboratorial que resultará na confirmação ou não do COVID-19 ainda não foi concluída. “Diante disso, até o presente momento, não se pode afirmar que a causa da morte teve ligação direta com infecção por Coronavírus. A equipe local emitirá mais informações a partir da divulgação do resultado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco”, chamou a atenção a Secretaria em nota divulgada nas mídias sociais.

Além do paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que veio a óbito, um outro paciente segue internado em Recife também com SRAG, porém ainda não há confirmação se estaria acometido ou não pelo COVID-19. O resultado do teste laboratorial segue sendo aguardado. 

Já o número de casos em isolamento domiciliar que estão sendo monitorados pela equipe local sofreu uma pequena redução. Ontem, dia 3, eram 120, hoje são 117. São casos que apresentam sintomas de Síndrome Gripal e/ou viajaram para locais com casos confirmados para o COVID-19. O número de casos que concluíram o período de monitoramento sem complicações do quadro de saúde aumentou, passando de 29 para 39.

GARANHUNS - Informações não confirmadas pela Secretaria de Saúde de Garanhuns registram que a vítima de Síndrome Respiratória Aguda Grave falecida na madrugada deste sábado, dia 4, em Recife, seria Júlio Maxwell Farias, de 30 anos. Ele era natural de Paulista-PE, e residia em Garanhuns, onde trabalhava em uma loja no centro da Cidade.


Segundo informações veiculadas pelo portal V&C Garanhuns, a causa morte, possivelmente registrada no atestado de óbito emitido pelo Hospital Picanço Correia, em Recife, onde foi registrado o óbito, teria sido choque séptico e infecção do trato respiratório inferior. Informes não confirmados pelas autoridades sanitárias locais também sinalizam que a Vítima apresentava sintomas do Novo Coronavírus ao ser transferido do Hospital Regional Dom Moura, aqui em Garanhuns, onde estaria internado, para a Unidade Hospitalar do Recife. Foi coletado material e enviado ao LACEN para testagem laboratorial. O resultado, que deve sair nas próximas 72 horas, vai servir para confirmar ou descartar a presença do Coronavírus no organismo de Júlio Maxwell Farias. O Corpo foi sepultado em um Cemitério da Capital. 

CORONAVÍRUS – Em todo o estado de Pernambuco, até às 12h de hoje, dia 4, haviam sido confirmados 176 ocorrências pelo Novo Coronavírus, com 14 mortes. Já em nível nacional, até as 18h deste sábado, dia 4, são 10.278 casos confirmados e 431 mortes pela COVID-19.