quinta-feira, 2 de abril de 2020

Prefeitura trabalha para Garantir Segurança Sanitária na Feira da Oliveira Lima. Ações serão Levadas para todas as Demais Feiras na Cidade


Atualizada as 23h10min, de 02/04/2020

Mesmo vivenciando uma série de medidas de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus, aqui em Garanhuns, sobretudo no aspecto da aglomeração de pessoas, grande parte dos consumidores que estiveram hoje, dia 2, na Feira Livre da Avenida Oliveira Lima, no bairro Heliópolis, se mostrou satisfeita com as medidas adotadas pela Prefeitura de Garanhuns, atendendo às recomendações do Ministério Público de Pernambuco.

Equipes das secretarias de Saúde e de Agricultura, através da Vigilância Sanitária e da Fiscalização de Abastecimento, realizaram um trabalho de conscientização e orientação junto aos feirantes e consumidores. Foram distribuídos panfletos e álcool 70%, em forma líquida, para os usuários da Feira Livre. 

Além disso, a Empresa Concessionária de Serviços nas Feiras Livres respeitou o limite de dois metros de distanciamento entre as bancas dos feirantes, que foram dispostas em corredores com o dobro do tamanho padrão. Também foi atendida a determinação para comercialização exclusiva de produtos do gênero alimentício, dentre eles: hortaliças, frutas, legumes, carnes, peixes e aves. Nenhum item foi comercializado no chão da feira.

De acordo com informações do Coordenador Vigilância Sanitária Municipal, Paulo Jorge Valença, trabalho semelhante será desenvolvido nas demais feiras livres da Cidade, visando proporcionar o abastecimento seguro da população, evitando a aglomerações desnecessárias nos espaços.

Vale registrar que as feiras nos bairros continuarão funcionando nos dias já estabelecidos, bem como na Central de Abastecimento de Garanhuns (CEAGA), que vai contar aos sábados, porém com um espaçamento maior para a comercialização dos produtos e será finalizada às 14h. Já a feira realizada defronte ao Mercado 18 de Agosto, funcionará apenas aos sábados. Para garantir um maior espaçamento entre as bancas, a AMSTT fará interdições temporárias nas imediações do Mercado 18 de Agosto; da Feirinha da Boa Vista e da Feira da Avenida Santa Terezinha, no Magano. 


FEIRANTES RECLAMAM DA EMPRESA CONCESSIONÁRIA – Mas se por um lado alguns consumidores aprovaram as medidas sanitárias adotadas na Feira da Oliveira Lima, feirantes relataram a reportagem do ABTV 2ª Edição, da TV Asa Branca, que a Empresa Concessionária de Serviços nas Feiras Livres, a Plena Gestão Empresarial, não disponibilizou o álcool em gel 70%, permitindo que os consumidores higienizassem as mãos, conforme prevê a Recomendação PGJ nº 19/2020, expedida pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros. 


Todavia, a reportagem também mostrou que profissionais da Secretaria de Saúde ofertaram o serviço borrifando álcool líquido 70% na entrada e saída, bem como circulando entre as pessoas durante a feira.

Em entrevista ao repórter Diogo Franco, a representante da Plena Gestão Empresarial, Cleonice Andrade, registrou que ao invés do álcool 70% foram disponibilizados materiais de limpeza (detergente líquido e toalhas de papel) para higienizar as mãos dos feirantes no ponto de apoio da feira, onde também estão instalados os sanitários.

Ouvida pela reportagem do ABTV 2ª Edição, a Prefeitura de Garanhuns disse que tomou conhecimento da situação da feira e vai se reunir com a Empresa Concessionária de Serviços nas Feiras Livres da Cidade para resolver essa questão. Já o Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Saúde de Garanhuns já oficiou o Município para receber informações sobre as medidas que estão sendo adotadas para cumprir as exigências pelas autoridades na contenção da COVID-19.

Clique em Player e confira a reportagem da TV Asa Branca/Rede Globo:    




Confira material divulgado pela Secretaria de Comunicação Social sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Garanhuns na Feira da Oliveira Lima clicando em player: