terça-feira, 14 de abril de 2015

Governo Municipal justifica readequação no Pagamento do Abono Educador


De acordo com informações da Secretaria de Comunicação Social, o Governo Municipal de Garanhuns reajustou a grade de vencimentos dos servidores do Grupo Ocupacional do Magistério. A oficialização do aumento, que ficou fixado no valor de R$ 1.917,78 para 200 horas-aula, vai ser publicada no Diário Oficial dos Municípios/Amupe desta quarta-feira, dia 15.

O novo piso equivale ao aumento de 13,01% - em conformidade com a proposta do Governo Federal. “Para nós é um esforço muito grande dar esse reajuste, que mesmo sendo o preconizado pelo Governo Federal, a maioria das prefeituras e o próprio Estado de Pernambuco ainda não vem cumprindo. Mas acreditamos que educação é algo fundamental e aqui em Garanhuns o piso será pago ao professor”, pontuou o Prefeito Izaías Régis.

Na Lei nº 4117/2015, ainda fica definido que os valores correspondentes às diferenças de vencimentos relativos aos meses de janeiro, fevereiro e março serão pagos em uma parcela única, no mês de abril. 

ABONO – Ainda segundo a Prefeitura, a Lei Nº 4117/2015 mantém o abono salarial pago aos professores da rede municipal. O assunto foi largamente discutido em uma reunião, realizada ontem, dia 13, onde participaram o secretário de Articulações Políticas e Governo, Wanderley Lopes, a secretária de Educação e Esportes, Janecélia Marins, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Garanhuns, Luciano Florêncio e os vereadores Audálio Ramos Filho, Gerson Filho, Sílvio Sabino, Luzia da Saúde, Haroldo Vicente e Carla de Zé de Vilaço para esclarecer dúvidas da categoria sobre o assunto.

Na ocasião, ficou esclarecido que não haverá extinção do abono, que é custeado pelo Fundo Nacional de Manutenção do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), mas, seu texto foi readequado para atender ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.


ADVOGADO CONTESTA JUSTIFICATIVA DA PREFEITURA – O Advogado Senivaldo Rodrigues Albino, o popular Johny Albino, contestou, em comentários no facebook, a justificativa da Prefeitura referente a concessão do Abono Educador. Confira: 

“Não entendo o que o abono pago em outubro seja algo que vá de encontro a Lei de Responsabilidade Fiscal! Até porque esse abono vem sendo pago desde de 2007, e não houve em nenhum prestação algo que o TCE cite que este abono infringi algum artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal. Com a nova redação o Governo condiciona o pagamento apenas no final do exercício se houver sobras dos 60% do FUNDEB. Hora até hoje esse Governo não fez nenhum rateio nos anos 2013 e 2014 que são referentes as sobras dos 60%. O abono foi uma conquista dos Professores durante o Governo passado, e que o atual Governo quer condicionar seu recebimento! Lamentável.”