quinta-feira, 30 de abril de 2015

ZÉ CARDOSO: 23 Anos de Saudades


Essa é destaque no Blog de Jakson Fitipaldi:

“Hoje, dia 30 de abril de 2015, completam 23 anos que Garanhuns perdeu uma de suas maiores lideranças políticas, o ex-vereador e ex-deputado estadual José Cardoso da Silva. Nascido em Garanhuns no dia 24/10/1927, o “Zé do Povo” teve uma infância humilde, mas sempre pautada na honradez e valores que sempre fizeram dele um exemplo de homem público.

Antes de ingressar na política foi radialista, em 1950, na ZYK 23 (antiga rádio Difusora de Garanhuns), com o programa "Desfile das Cinco". Um ano depois de sua estreia como locutor, começa a sua trajetória política com o mesmo brilho.  Foi Vereador por dois mandatos, sendo o mais votado do interior de Pernambuco nas eleições de 1959.

A sua trajetória política alcançou voos mais altos. Foi Deputado Estadual duas vezes em mandatos distintos. O primeiro mandato entre 1963 e 1964, época em que seus direitos políticos foram cassados. Seus sonhos políticos não acabaram com a Ditadura. Com anistia em 1979, José Cardoso volta para a sua grande paixão, a política e as causas sociais . Em 1987 assume o mandato de Deputado Estadual.

Na época, foi vice-líder do PDT, na Assembleia. Foi Constituinte em 1989. Em 30/04/1992, Garanhuns perdia seu maior líder popular, às vésperas de uma eleição para Prefeito, Zé Cardoso liderava as pesquisas, era vez e a hora do povo.


Em junho de 2012, a ex-vereadora de Garanhuns, Margarida Cardoso, participou da homenagem que a Assembleia Legislativa de Pernambuco prestou aos 24 deputados estaduais que foram cassados pelo Regime Militar implantado no Brasil após o golpe de 1964. A garanhuense representou o marido, José Cardoso. Na época Margarida Cardoso, ao lado do então Deputado Estadual Izaías Régis, irradiava alegria ao ter em suas mãos, o diploma devolvendo o mandato de José Cardoso, que foi cassado pelos militares.


RODOVIA DEPUTADO JOSÉ CARDOSO DA SILVA – Em 23/12/2003, Roberto Cardoso (já falecido), filho mais velho de Zé Cardoso, discursou emocionado na inauguração oficial da Rodovia que recebeu o nome de seu Pai. Ele lembrou a trajetória política e a origem humilde do Deputado do povo, lembrou dos anos de chumbo, uma época negra na história do Brasil em que a Democracia foi banida e os homens que defendiam uma sociedade mais justa foram cassados como Bandidos. Cardoso também destacou a dignidade desse homem que apesar do cerceamento não foi capaz de abandonar a luta pelos mais humildes, sendo um dos políticos mais expressivos na história de Garanhuns. Salve Zé Cardoso! O Zé do Povo de Garanhuns”. (Com informações e imagens de http://blogdojaksonfitipaldi.blogspot.com/ )