quinta-feira, 9 de abril de 2015

Número de vagas em concursos do BB serão definidos em Editais


O Banco do Brasil (BB) tem a prática de não colocar o número de vagas abertas em seus editais de concursos públicos. Normalmente, eles publicam a "intenção" de abrir as oportunidades. Os números referem-se a cadastro de reserva. Dessa forma, o Banco se “livra” da obrigatoriedade de convocar todos os candidatos aprovados dentro do número de oportunidades abertas (de fat) no processo seletivo durante o período de validade da seleção, conforme estabelece legislação do País.

A “manobra” indignava os concurseiros que ficavam sem a segurança das nomeações, mesmo se aprovados dentro da quantidade  informada pela empresa. Tal realidade vai mudar em breve.

Em acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a instituição deverá indicar o número de vagas a serem preenchidas durante o prazo de validade do processo seletivo a partir do próximo edital a ser publicado. A decisão ocorreu devido a processo judicial impetrado na 20ª vara do trabalho em Brasília-DF.

É importante ressaltar que o “cadastro de reserva” permanecerá valendo. Portanto, se todas as vagas abertas forem preenchidas e o banco ainda precisar de mais funcionários, os aprovados que estavam na lista de espera podem ser convocados, como em qualquer outro concurso.