terça-feira, 14 de abril de 2015

GARANHUNS: Governo Municipal muda forma de Concessão do Abono Educador e Professores organizam Manifestação


Enquanto em nível estadual os Professores fazem greve para receber um reajuste salarial, aqui em Garanhuns a luta é para manter conquistas em gestões anteriores.

É que o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Garanhuns (SINSEMUG REGIONAL) está convocando todos os professores da rede municipal para uma manifestação nesta quarta-feira, dia 15, a partir das 9h, na Câmara de Garanhuns, na busca de pressionar os Vereadores para que revejam uma modificação feita pelo Governo de Garanhuns no Artigo 70 do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), que trata do Abono Educador.

Até o ano passado, o Abono Educador, que foi criado ainda na Gestão Silvino Duarte, foi concedido a todos os integrantes do Grupo Ocupacional Magistério, sempre no mês de outubro, no valor de um salário mínimo vigente, com os recursos vindos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), portanto, do Governo Federal. Além disso, havendo sobras dos 60% dos recursos do FUNDEB, no final do exercício, os valores seriam rateados proporcionalmente entre todos os integrantes do Grupo Ocupacional Magistério. O Abono foi criado com o intuito de valorizar o Professor.

Segundo o SINSEMUG REGIONAL a nova redação dada ao Artigo 70, do PCC, condiciona o pagamento do Abono às sobras da conta 60% do Fundeb. "Vamos cobrar a correção do nosso PCC, já que a mudança foi aprovada contra nossa vontade", relata trecho do documento convocatório do Manifesto.

“Isso não pode acontecer. Temos dois professores e um funcionário de carreira entre os Vereadores (Nelma Rodrigues, Silvio Sabino e Haroldo Vicente). Eles (os vereadores) não podem aprovar tudo que é enviado pelo Prefeito! Izaías não gosta dos funcionários!”, registrou uma Professora da Rede Municipal de Ensino. “É a velha política de calçar ruas, agradando o povo e não atuando em questões assistências, saúde, educação, segurança, agricultura e etc. Uma nova era de coronelismo se forma, os servidores vassalos devem temor ao seu Mestre e Senhor”, pontuou outro Professor em contato com o Blog do Carlos Eugênio. Ambos pediram reserva das suas identidades por temerem represálias.

O Blog do Carlos Eugênio esta a disposição de Prefeitura de Garanhuns, bem como da Câmara Municipal para publicar a sua versão quanto aos fatos apresentados nesta reportagem.