terça-feira, 7 de abril de 2015

POLÊMICA: Mourinha acusa Governo de Garanhuns de Retaliação


Numa realização da Prefeitura, através das secretarias de Cultura e de Turismo, Garanhuns promove, de 30 de abril a 2 de maio, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e no Espaço Colunata, a segunda edição do Festival Viva Dominguinhos.

O Festival, que foi criado para homenagear o grande mestre e sanfoneiro garanhuense José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, vai reunir artistas como Nádia Maia, Quinteto Violado, Flávio José, Nando Azevedo, Geraldinho Lins, Petrúcio Amorim, Alcymar Monteiro, Waldonys, Santanna e Dorgival Dantas. Atrações locais como Alexandre Revoredo, Nando Azevedo e Kiara Ribeiro, entre outros, também integram a grade de programação do Palco montado na Praça Mestre Dominguinhos. E é justamente neste ponto que começa a polêmica.

Autor de uma música em homenagem a Dominguinhos, o forrozeiro Mourinha do Forró, que apesar de ter sido selecionado na convocatória do Evento, não entrou na grade formatada pela Prefeitura, vem concedendo entrevistas as emissoras de Rádio da Cidade e manteve contato com o Blog do Carlos Eugênio para registrar que a sua ausência no Festival Viva Dominguinhos tem motivos pessoais e não profissionais. 

Mourinha acusa o Governo de Garanhuns de persegui-lo, haja vista que, segundo Ele, depois que liderou uma mobilização em prol dos artistas de Garanhuns no último Festival de Inverno, não mais foi contratado para qualquer evento promovido pela Prefeitura de Garanhuns.

CLIQUE EM PLAY E CONFIRA A ENTREVISTA DE MOURINHA DO FORRÓ.   




A POSIÇÃO DA PREFEITURA – Confira na integra a Nota de Esclarecimento enviada pela Prefeitura de Garanhuns:  

“O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, esclarece que não há por parte da Gestão, nenhuma perseguição a artista ou pessoa.

A grade de programação do II Festival Viva Dominguinhos, criado em 2014, foi definida por meio de convocatória. A deste ano teve 50 inscritos, entre artistas e propostas, sendo 12 para o palco principal, 11 para o palco Colunata, um para workshop e um para a intervenção de arte visual. O cantor Mourinha do Forró foi contactado para fazer o seu show no Espaço Colunata, mas não aceitou. O Governo Municipal vem buscando dar espaço a todos os artistas de Garanhuns em seus eventos e o cantor Mourinha do Forró, por exemplo, fez um show no Palco principal do Viva Dominguinhos na primeira edição do evento. Este ano novos artistas terão essa possibilidade.

Quanto ao questionamento de que alguns artistas contratados não são cantores de forró pé-de-serra, o Governo Municipal informa que a obra musical de Dominguinhos é extremamente vasta e eclética, passando por diversos ritmos, do forró à MPB e até ao Jazz e ao frevo. Todos os artistas que vão se apresentar ou estão ligados ao forró, ou apresentaram projetos para homenagear Dominguinhos”.