quinta-feira, 16 de abril de 2015

Projeto Maria da Penha vai à Escola acontece em Garanhuns


O projeto Maria da Penha Vai à Escola será levado para algumas escolas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns. Dando início à primeira etapa do projeto, foi realizada na manhã dessa quarta-feira, dia 15, no auditório da Secretaria de Educação, uma capacitação para os gestores e coordenadores, a fim de que eles iniciem, a partir de agosto, o trabalho em sala de aula, com temáticas que envolvem gênero, raça e etnia. Novos encontros estão previstos para os meses de maio e junho. O projeto iniciará com cinco escolas municipais, porém a proposta é envolver todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns.

Durante a capacitação, em que participaram mais de 50 pessoas, foi ministrada uma palestra pelo psicólogo Severino Lepê. Palestrante de renome nacional, Severino engajou-se na causa, trabalhando a mobilização e conscientização de professores e gestores, para a aplicação das questões de gênero, nas salas de aula do Brasil. 

O objetivo do projeto é desconstruir o comportamento violento nas relações de gênero. Levar essa proposta para as escolas é, de acordo com a secretária de Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar, apostar fortemente na mudança comportamental, quebrando um esquema social de violência. “Trazer esses temas para dentro das salas de aula é provocar uma revolução estrutural, realizada de dentro para fora e que não exclua nada e nem ninguém de seus efeitos. É reconduzir uma proposta dialógica entre escola e sociedade, rompendo os muros e as práticas pedagógicas dissociadas da realidade que vivenciamos”, destaca a titular da pasta.

Nessa primeira etapa do projeto, serão realizadas atividades com os gestores, coordenadores e professores, para que todos abracem a causa da transformação, a partir de suas próprias reflexões. “Levando temas como esses para dentro das escolas, estamos apostando na educação como fonte transformadora da sociedade. E é necessário essa capacitação com os nossos educadores, para que eles tenham inicialmente essas atividades de reflexão e possam propor esta reavaliação junto ao corpo discente, e até mesmo, alcançando as famílias”, afirma a secretária de Educação e Esportes de Garanhuns, Janecélia Marins.

Na segunda fase, que acontecerá a partir do mês de agosto, as ações acontecerão com os pais e estudantes das instituições. O projeto é uma realização da Secretaria da Mulher de Garanhuns (Secmul), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Seduce).